Diminuição refere-se ao comparativo dos sinistros do ano passado em relação ao mesmo período de 2022
Foto: Fernando Gonzaga
Levantamento do Infosiga-SP (Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo) aponta uma redução em óbitos no trânsito de Ribeirão Preto, em 2023, dentro da malha viária sob responsabilidade do município. No ano passado, no acumulado de janeiro a dezembro, foram 57 fatalidades, enquanto no ano anterior (2022) houve 65 registros.
Entre os últimos indicadores do trânsito nas ruas e avenidas da cidade, o destaque vai para a queda no número de mortes dos mais vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas), com um total de 45 fatalidades em 2023, em comparação às 57 ocorrências fatais no mesmo período do ano anterior, o que representa em 12 vidas salvas, equivalente a uma diminuição de 26,6%.
Em 2022, a categoria de vítimas mais vulneráveis representava 87,6% do total de óbitos registrados naquele período. Já no mesmo período de 2023, as vítimas mais vulneráveis representam 78,9% dos índices gerais de mortes no trânsito.
Ao longo dessa redução significativa, a Prefeitura, por meio da RP Mobi, tem promovido atividades de engenharia de tráfego em todas as regiões da cidade, além de diversas ações de conscientização e educação sobre as boas práticas de direção em empresas e escolas, além de abordagens em ruas e avenidas do município, alcançando milhares de pessoas.
Também, a Prefeitura está contribuindo para a melhoria do trânsito em diversos pontos da cidade. Com o programa “Ribeirão Mobilidade” houve a entrega de pontes, viadutos, túnel, corredores de ônibus, duplicação de avenidas, ciclovias, novas faixas para a travessia de pedestres, novos semáforos, entre outros componentes estruturais para a segurança da malha viária urbana.
“Devemos continuar a utilizar as vias com responsabilidade, pois conforme o Infosiga, 94% dos sinistros de trânsito com mortes em nosso Estado são causados por falha humana. Orientamos que dirijam com cuidado e redobrem a atenção. Assim, continuaremos a diminuir os índices de fatalidades nas vias do município”, destaca o diretor-superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
Números de sinistros fatais no trânsito
Janeiro a Dezembro/2023
Pedestres: 16
Ciclistas/Bicicleta: 2
Motociclistas: 27
Motoristas/carro: 9
Motoristas/caminhão: 1
Não disponíveis: 2
Total: 57 registros
Janeiro a Dezembro /2022
Pedestres: 18
Ciclistas/Bicicleta: 6
Motociclistas: 33
Motoristas/carro: 8
Motoristas/caminhão: 0
Não disponíveis: 0
Total: 65 registros