Após dois anos, 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida foi realizada com percurso de 12 quilômetros, entre a Câmara Municipal e Bonfim Paulista
Foto: Divulgação
A emoção marcou a volta da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto, nesta quarta-feira, dia 12 de outubro, após dois anos de suspensão devido às restrições da pandemia de COVID-19. Desde as primeiras horas do dia, cerca de 50 mil pessoas acompanharam a 51ª edição da caminhada religiosa.
Para Carminha Rezende, participante da comissão organizadora, a volta da Romaria é a mostra da fé da população. “Esta é uma oportunidade do povo de fé agradecer a Nossa Senhora e manter sua religiosidade”, disse.
Antes de o sol nascer, muitos peregrinos já estavam no percurso de 12 quilômetros até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Bonfim Paulista. Descalços, carregando imagens ou vestindo camisetas com mensagens de fé, não perdiam a alegria e esperança de concluir todo o trajeto da Romaria.
A devoção é grande entre os muitos peregrinos que fizeram o percurso em grupos, como no caso da contadora Daiane Pereira, que percorreu 24 quilômetros a pé, saindo de Bonfim até a Câmara Municipal, ponto de partida da Romaria, e seguindo até a Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim. “Somos muito devotos e há 12 anos, nesta data especial, viemos em busca da nossa fé”, explicou.
“É minha primeira participação e estou feliz em ver que a Romaria reúne pessoas de várias cidades. Ficamos emocionados aqui”, falou o dentista José Fernandes, que veio de Cravinhos para participar.
Próximo das 10h da manhã, um dos momentos mais emocionantes da 51ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida foi quando o andor com a imagem, após percorrer todo o percurso, chegou à Paróquia Senhor Bom Jesus do Bonfim para celebração da santa missa.
Sobre a Romaria
Idealizada pelo subtenente Luiz Gonzaga do Carmo, a primeira edição da Romaria saiu do bairro Vila Virgínia, próximo à Igreja Santa Maria Goretti, em 31 de agosto de 1969, com sete romeiros. Seguindo esta tradição, aproximadamente 50 mil romeiros participaram da caminhada em 2019, antes da impossibilidade de realização da Romaria devido às restrições da pandemia de COVID-19 nos anos de 2020 e 2021.
Em 21 de julho de 2016 foi aprovado o Projeto de Lei n° 1223/2016, instituindo a tradicional “Romaria de Nossa Senhora Aparecida” como patrimônio cultural, histórico e imaterial do município de Ribeirão Preto.