Informação foi apontada pelo anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado a partir de dados do IBGE e Ministério da Saúde

Fotos: Guilherme Sircili

A segurança é uma das prioridades da prefeitura de Ribeirão Preto, e os investimentos empenhados nos últimos anos rendem frutos para toda a população. A cidade é a 5ª mais segura do Brasil entre os municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. A informação é apontada pelo anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

“Temos investido sistematicamente na estruturação e valorização da Guarda Civil Metropolitana, bem como em parcerias com as polícias Civil e Militar, para favorecer ações preventivas e de combate à criminalidade no município”, explica o prefeito Duarte Nogueira.

O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVSA.

Na comparação com os demais municípios de mesmo porte, Ribeirão Preto está atrás apenas de Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Osasco (SP) e Florianópolis (SC) e à frente de Sorocaba (SP), Joinville (SC), Santo André (SP), São Bernado do Campo (SP) e Cuiabá (MT).

Entre os estados brasileiros, São Paulo ocupa a segunda colocação, a mesma ocupada pela cidade de São Paulo entre as capitais brasileiras. A região Sudeste lidera o ranking como a mais segura do país.

Principais investimentos da Prefeitura de Ribeirão Preto em segurança:

– Renovação de 100% da frota de viaturas da GCM

– Criação da Patrulha Maria da Penha

– Patrulhamento rural com viaturas específicas para segurança no campo (caminhonetes 4×4 a diesel turbo e cabine dupla, com identidade visual do programa e adaptadas com giroflex e tecnologias como GPS e rádio comunicador.

– Canil especializado em buscas de tráfico de drogas e localização de pessoas desaparecidas

– Renovação do armamento, inclusive com uso de tecnologia menos letal

– Contratação de efetivo

– 40 câmeras de segurança “speed dome” (faz giro 360 graus) em pontos estratégicos do quadrilátero central e 62 câmeras Bullet (fixas) em 21 pontos periféricos para o monitoramento do Sistema Detecta. Na próxima semana, outras 24 câmeras para o Detecta começam a ser instaladas na cidade.