Demarcações são executadas em cruzamentos para maior segurança de motocicletas e similares
Fotos: Divulgação
A frente de serviços de sinalização viária continua por todas as regiões da cidade. Nas últimas semanas, na região Central, equipes da RP Mobi demarcaram as sinalizações do projeto “Frente Segura Ribeirão”, que consiste em pinturas no solo com áreas de espera exclusivas para motocicletas e similares.
As demarcações estão sendo executadas nas avenidas Dr. Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves, sendo vias que receberam o recapeamento asfáltico por conta das obras do corredor de ônibus no quadrilátero Central.
Desta vez, dois trechos da pista bairro/centro da Jerônimo Gonçalves passaram a contar com a sinalização do “Frente Segura Ribeirão”: um frente ao Terminal Rodoviário e o outro em frente ao Terminal Urbano Dra. Evangelina de Carvalho Passig.
Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o departamento de Trânsito da RP Mobi também reforçou estes locais com a sinalização vertical. Foram colocadas placas evidenciando que o espaço é destinado para as motocicletas e similares.
Essa inovação vai ao encontro das novas tendências para garantir um trânsito com menos sinistros de trânsito. A mais recente lei de trânsito, em vigor desde 2021, incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição deste novo modelo de sinalização, destinada exclusivamente aos motociclistas.
Sobre o “Frente Segura Ribeirão”
O “Frente Segura Ribeirão” é um projeto do Siga Consciente, programa de educação para o trânsito da RP Mobi. Com a demarcação antes da faixa de retenção nos semáforos, a sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas.
Benefícios do projeto
• Proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com outros veículos no momento da abertura do semáforo;
• Aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia;
• Dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres;
• Diminuir o número de sinistros de trânsito envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.