Quase 10 bairros serão beneficiados com a melhoria
Foto: Divulgação
Nesta semana, as equipes da Saerp executaram manutenções em duas áreas de abastecimento na região Norte, buscando aumentar a produção de água no setor. Os serviços foram realizados na Casa de Máquinas Quintino e no poço Simioni, que juntos, são responsáveis pelo abastecimento da população de quase 10 bairros, como Quitino I e II, Adelino Simioni, Parque dos Sabiás, Parque Avelino, Avelino Alves Palma, Residencial Léo Gomes, Jardim Salgado Filho, dentre outros.
“Estamos trabalhando na otimização do abastecimento da região Norte, com diversas ações no setor. Já executamos melhorias nas redes de distribuição, agora o nosso objetivo é aumentar a produção, o que está sendo possível com a substituição das bombas dessas duas áreas de abastecimento e otimizando a retirada da água diretamente no aquífero”, explica o chefe Adriano Francisco.
Anteriormente, as equipes tinham realizado manutenção no poço Avelino Canavial, também na região Norte, aumentando a produção de água em 70%. Agora, com as duas manutenções na C.M Quintino e no poço Simioni, o aumento foi em torno de 34%.
Otimizando abastecimento
O aumento da captação da água é apenas uma das melhorias previstas pela Saerp, para otimizar o sistema de abastecimento da região Norte.
As equipes da Secretaria já implantaram quase 1 quilômetro de novas tubulações na região, executaram interligações de redes, reparos de vazamentos e outras melhorias, buscando otimizar a distribuição de água em toda o setor Norte, desde o bairro Campos Elíseos, até o Quintino.
“Com esse trabalho intensivo, buscando não apenas as melhorias pontuais, mas também a médio e longo prazo. Além das obras que estão em execução e outras concluídas, iremos implantar novas redes de água para interligar um poço ao sistema da região Norte, melhorando, ainda mais, a vazão de água para a população”, fala Adriano.
As manutenções no sistema também estão sendo realizadas no Ipiranga e nos Campos Elíseos, com implantações de novas redes, reparos e manobras.
“Esses dois bairros, além de extensos, são uns dos mais tradicionais da cidade. Mesmo com as regulagens no sistema, pressurizando a rede para que mais água chegue nos pontos mais extremos desses bairros, há um aumento da pressão nas tubulações, podendo gerar vazamentos. Por isso as substituições das redes são necessárias”, pontua o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
Contudo, o que irá trazer o resultado positivo efetivo é a setorização do sistema de abastecimento, que vem sendo implantada na cidade, modificando a distribuição da água, que passará a abastecer os reservatórios e, posteriormente, os imóveis, reduzindo vazamentos e melhorando a entrega do recurso para a população.
“Com a setorização, vamos ter um controle maior das pressões no sistema e também da produção e distribuição da água. Com esse programa, também estão previstos novos reservatórios para a região Norte e um novo poço. E todos esses investimentos serão percebidos pela população, através da água chegando em suas casas, de forma ininterrupta e com muita qualidade”, enfatiza o secretário.
Ao todo, a Saerp vem melhorando o sistema de abastecimento para a população dos bairros Jardim Porto Seguro, Quintino I e II, Ipiranga, Adelino Simioni, Parque dos Sabiás, Parque Avelino, Campos Elíseos, Avelino Alves Palma, Residencial Léo Gomes, Tanquinho, Jardim Salgado Filho, dentre outros.