De dezembro até a primeira semana de janeiro de 2023, as equipes da Saerp responsáveis pela desobstrução de redes de esgoto realizaram mais de 1.400 ações de limpeza no sistema em toda a cidade.

Esses serviços são necessários para manter o bom funcionamento do sistema, com a coleta e o afastamento do esgoto.

“As desobstruções são serviços essenciais de manutenção do sistema de esgotamento sanitário, visto que as obstruções são resultantes do mau uso da rede, com o descarte irregular de lixos, materiais e dejetos em vasos sanitários, ralos, poços de visitas, dentre outros locais que têm como destino, as tubulações de coleta de esgoto”, ressalta o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

Mesmo sendo realizadas diariamente, em diversos bairros da cidade, esses serviços são realizados apenas quando ocorrem o entupimento da rede devido ao descarte irregular de materiais.

“É importante que a o sistema de esgotamento sanitário seja utilizado da forma correta, pois o descarte irregular do lixo compromete a rede. Em períodos de chuva, a situação pode ser ainda mais agravante, pois sem o escoamento correto do esgoto, as tubulações ficam entupidas, gerando transtorno para a população”, explica Ednilson Mendes, chefe da seção de Esgoto da Saerp.

Para evitar as obstruções da rede e promover o bom funcionamento do sistema, principalmente nos períodos de chuva, a Secretaria orienta que a população não descarte lixos, materiais e outros objetos em ralos, vasos sanitários ou diretamente na rede de esgoto, pois podem entupir e danificar as tubulações, prejudicando a coleta e o afastamento do esgoto.

Esses dejetos podem ser descartados corretamente em lixeiras, caçambas ou outros pontos de coleta de lixo.

Caso seja necessário solicitar os serviços de desobstrução de esgoto ou denunciar o descarte irregular de lixo no sistema de esgotamento sanitário, basta entrar em contato com a Saerp pelo telefone 0800 115 0 115