Obras melhoram a distribuição de água nos bairros; somente no primeiro semestre, foram realizados 8 mil reparos em vazamentos

Foto: Divulgação

Para garantir a efetividade da distribuição de água na região Central, a Saerp executou obras de reparos nas redes de abastecimento do Centro e do Jardim Sumaré.

Duas foram realizadas nas proximidades da avenida Nove de Julho, em apoio às obras de Mobilidade Urbana, do programa Ribeirão Mobilidade.

“Além das readequações das redes de água e esgoto na região Central, para atender as novas diretrizes viárias do Programa Ribeirão Mobilidade, também estamos executando reparos e manutenções em tubulações que são afetadas durante a execução das obras”, explica o assessor técnico da Saerp, Jones Santi.

As equipes também realizaram reparos e implantações de novas redes em outros pontos da região, como nas ruas Sete de Setembro e Mariana Junqueira.

“Por serem bairros muitos tradicionais, esse setor tem redes muito antigas, obsoletas, que precisam ser substituídas, não apenas reparadas, e é exatamente o que estamos realizando em alguns pontos: após a abertura do pavimento e a identificação do vazamento, avaliamos a qualidade da rede. Caso seja verificada a necessidade de substituição para melhorar a vazão de água, executamos”, fala Santi.

Os reparos e manutenções no sistema de abastecimento são realizados diariamente pelo setor de Reparos em Vazamentos, com apoio de outras equipes da Saerp.

Somente no primeiro semestre, as equipes executaram mais de 8 mil reparos em vazamentos. Comparando os últimos dois meses, a quantidade de reparos vem diminuindo.

“A diminuição dos vazamentos se dá tanto pela qualidade do serviço das nossas equipes, que têm conhecimento técnico para executar de forma otimizada e muito eficiente essas obras, mesmo em casos complexos, quanto pelo programa de Redução de Perdas da Saerp, que vem sendo implantado em Ribeirão e já reduziu, significativamente, os vazamentos e perdas no sistema”, alega o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

De 2016 a 2021, as perdas foram reduzidas de 61% para 47%, refletindo a eficiência do Programa de Redução, Controle e Gestão de perdas da Saerp, que vem investindo mais de R$130 milhões em implantações de novas redes, construções de novos reservatórios, perfurações de novos poços e outras melhorias no sistema de abastecimento.

“O nosso objetivo é reduzir esse índice, cada vez mais, assegurando não apenas a melhor efetividade do sistema de abastecimento, mas também, garantindo a distribuição de água de forma ininterrupta a toda a população”, conclui o secretário.