Uso racional auxilia no abastecimento de toda a cidade

Foto: Divulgação

Com a previsão de aumento da temperatura a partir de hoje, 15, a Saerp orienta a população a consumir água de forma consciente, evitando o desperdício do recurso.

Essa medida, que deve ser realizada diariamente, em período de calor intensivo é essencial para auxiliar na garantia do abastecimento da cidade.

Dentre as principais ações, a Secretaria destaca a necessidade de não utilizar a água para umedecer ambientes, molhando pavimentos, paredes, quintais, dentre outros locais, abertos ou fechados.

“Existem equipamentos específicos para umedecer o ambiente, usar água para essa finalidade é apenas intensificar o desperdício, aumentando o consumo, despressurizando a rede e podendo auxiliar na geração de intermitências nos pontos mais altos dos bairros. Por isso reforçamos as orientações de uso consciente de água, para que todos permaneçam abastecidos nesse período”, pontua o Secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

Com o alto consumo de água, a pressão na rede pode diminuir, trazendo problemas para os pontos mais altos da cidade. Assim, a Saerp orienta também que todos os imóveis tenham caixas d’água com capacidade mínima de mil litros, que é suficiente para abastecer uma família com até cinco pessoas durante o dia, assegurando o abastecimento nos períodos de alto consumo.

“Com a reservação adequada e ligada aos principais pontos do imóvel, como banheiro, cozinha e lavanderia, você garante o abastecimento nos períodos de alto consumo, pois a caixa d’água fornecerá o recurso, já que o abastecimento durante o período noturno tende a se normalizar e encher novamente a caixa”, reforça o secretário.

Para garantir que a população consuma de forma racional, a Saerp atualizou a cartilha de uso consciente de água com as principais dicas a serem aplicadas no dia a dia. Confira a cartilha completa em  https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saerp18202309.pdf