Com o aumento da temperatura, ações de preservação são essenciais para garantir o abastecimento em toda a cidade

Foto: Divulgação

Com as ondas de calor e a temperatura alta, características típicas do clima de Ribeirão Preto entre os meses de outubro e novembro, a Saerp orienta a população a consumir a água de forma consciente.

“Mesmo trabalhando para otimizar o sistema de abastecimento e a produção estando normalizada, quando a temperatura aumenta e a umidade relativa do ar diminui ocorre, consequentemente, o aumento do consumo de água, podendo gerar intermitências em determinadas regiões mais elevadas da cidade”, diz o assessor técnico da Saerp, Edson Akira.

Outro impacto do consumo exacerbado é o desperdício de água, que também afeta o abastecimento do município, como explica Akira.

“É comum usar a água para se refrescar durante o calor, mas essa atitude pode ocasionar grandes desperdícios de água e impactar negativamente o sistema de abastecimento. Um exemplo é o aumento do uso da mangueira nesses períodos, não apenas para a limpeza, mas também para o lazer. Porém, essa atitude gera muito desperdício. Em 15 minutos, uma mangueira consome quase 300 litros de água, que nessas situações, vai direto para o ralo”, fala Akira.

Por isso, a Secretaria faz um alerta para a população utilizar de forma consciente a água, principalmente durante o período de calor.

Uso consciente: dicas para preservar a água e garantir o abastecimento

Pequenas mudanças no cotidiano trazem resultados a curto e longo prazo, sendo um dos principais, o auxílio na manutenção do bom funcionamento do sistema de abastecimento.

Dentre as atitudes conscientes que podem ser adotadas facilmente, a Saerp orienta:

– fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba e lavar louças e objetos. Uma torneira aberta pode gastar até 12 litros de água por minuto;

– utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;

– utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;

– utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;

– evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;

– reduzir o tempo no banho. Em apenas 5 minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa.

A Secretaria também faz orientações sobre uso consciente e racional da água em suas redes sociais (www.instagram.com/saerpoficial/).