Equipamento está em ponto estratégico para as ações de controle no Complexo do Morro do São Bento
Foto: Divulgação
Na sexta-feira, 11, a Saerp e a Defesa Civil, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente e a Guarda Civil Metropolitana (GCM), realizaram testes no novo hidrante implantado no Complexo do Morro do São Bento visando o combate às queimadas no local.
Para a instalação do hidrante, a Secretaria implantou 150 metros de redes novas próximo à praça São Bento.
“Estamos sempre trabalhando em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil e GCM, principalmente no combate às queimadas, que são comuns nesse período de estiagem. Já temos alguns poços com equipamentos específicos para abastecer os veículos de combate a incêndios e agora, implantamos esse novo hidrante para auxiliar e permitir uma ação mais rápida a fim de garantir uma maior preservação do Complexo”, explica o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
Além da Defesa Civil, o novo hidrante também agilizará, em caso de queimadas, a ação dos agentes do Morro do São Bento, que terão acesso ao equipamento.
“É essencial termos um hidrante neste ponto, porque como pudemos verificar nos testes, permite uma boa cobertura, com um longo alcance da água nessa área verde do Morro, assim como na praça. A Saerp não apenas implantou o equipamento, como também nos orientou sobre as formas de uso e nos entregou os materiais necessários para a utilização do hidrante, dentre eles uma mangueira de 20 metros, para o combate às queimadas”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Laurindo Antônio da Silva.
Com o hidrante, será possível abastecer o caminhão pipa e outros veículos utilizados pela Defesa Civil no combate a incêndios, além do uso de mangueiras pelos brigadistas.
“O local onde o hidrante foi implantado é estratégico e permitirá tanto uma agilidade no seu acesso e instalação nos nossos veículos, quanto no combate efetivo aqui no Complexo, visto que está próximo à entrada da área verde do Morro. Dessa forma, aumenta a eficácia das nossas ações, garantindo uma resposta mais rápida ao controle do fogo”, afirma Tiago Caldeira, coordenador da Defesa Civil.
Durante os testes, as equipes da Saerp orientaram os servidores dos setores envolvidos, sobre a utilização do hidrante e entregaram mangueiras de 20 metros para cada para órgão, a fim de assegurar a efetividade do equipamento e auxiliar no combate aos incêndios que podem afetar todo o Complexo do Morro do São Bento.
Com esse novo hidrante, a Saerp tem 13 pontos de fácil acesso, em todas as regiões da cidade, para abastecer os veículos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, e outros órgãos que trabalham e auxiliam no combate às queimadas.