Serviço é essencial para diminuir perdas e garantir o abastecimento ininterrupto

Fotos: Prefeitura/CCS

Somando os serviços de pesquisas realizados de janeiro até setembro de 2022, a Saerp já identificou e reparou 1.549 vazamentos não visíveis. Esse tipo de vazamento não aflora no pavimento, dificultando sua identificação e reparo imediato. Por isso, a Secretaria realiza em toda a cidade a pesquisa, por meio da geofonagem, em duas frentes de trabalho.

“Temos a equipe interna da Saerp, que dá apoio a outros setores, que já avaliaram a possibilidade de ter um vazamento não visível. Já a outra equipe tem como foco a pesquisa em diversos bairros, percorrendo e avaliando todo o pavimento da cidade, procurando possíveis rupturas nas redes. Essa última frente de trabalho faz parte do Programa de Redução de Perdas da Secretaria”, explicou Bruno Melo, chefe da divisão de Controle de Perdas da Saerp.

Atualmente, as equipes que realizam as pesquisas de vazamentos ocultos estão avaliando a região Norte, nos bairros Campos Elíseos e Jardim Independência. Posteriormente, irão percorrer o Ipiranga, Alto do Ipiranga e Sumarezinho.

Essa frente de trabalho já percorreu quase toda a cidade, avaliando exatamente 2.113 quilômetros de tubulações do sistema de abastecimento de Ribeirão Preto, desde março de 2021. A quantidade representa 82% do total previsto pelo programa de Redução de Perdas, de 2.550 quilômetros de rede.

“Esse serviço é mais técnico e minucioso, demandando mais tempo, entretanto, somente com essa varredura conseguimos reparar tantos vazamentos não visíveis. É um trabalho essencial para diminuir as perdas e garantir o abastecimento ininterrupto à população”, concluiu Bruno.

Programa de Redução de Perdas da Saerp

Desde 2017, a Saerp vem trabalhando para diminuir as perdas. Com as ações ao longo dos anos, houve uma redução significativa: em 2017, eram mais de 60%, já em 2020, 49%.  Estima-se que em 2021 as perdas foram em torno de 47%.

Para a implantação de novas ações do Programa de Redução de Perdas até 2023, a Saerp tem investimentos garantidos  de, aproximadamente, R$150 milhões.