Projeto de educação ambiental é realizado para todos os públicos
Foto: Divulgação
No primeiro semestre deste ano, o projeto de educação ambiental Saerp na Escola, que aborda de forma lúdica o sistema de saneamento básico em Ribeirão Preto, já recebeu mais de 2 mil pessoas.
O foco maior do projeto são os estudantes, desde crianças até adolescentes, e por isso o Saerp na Escola retomou suas atividades em março, após o início do ano letivo.
Entretanto, em três meses (de março a junho), o projeto teve uma grande procura, não apenas pela comunidade escolar, como também por famílias, empresas e a sociedade civil.
“Ver o desenvolvimento do Saerp na Escola, em três meses, com diversas ações na nossa unidade e também fora dela, nos motiva a aprimorar esse projeto enriquecedor, buscando atingir o nosso objetivo: transformar, cada vez mais, os participantes em cidadãos ambientalmente conscientes”, fala a assistente social da Saerp, Monica Borges.
O projeto existe há quase 30 anos, mas foi interrompido no período da pandemia da covid-19, sendo retomado no ano passado. De lá pra cá, além de novas atualizações nos conteúdos, o Saerp na Escola também teve o seu local de atividade reativado.
“O nosso objetivo, como Secretaria e servidores, é aproximar a sociedade da nossa realidade, mostrando a importância da preservação de recursos essenciais para a vida e o desenvolvimento social, algo que é possível com o Saerp na Escola. E para isso, foi preciso nos tornarmos ainda mais abrangentes, não apenas levando o projeto aos locais de interesse, mas abrindo o nosso espaço, a Estação Elevatória Jd. América, e mostrando, de forma lúdica, o que é o saneamento básico e o modo correto de utilizá-lo”, explica o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
A E.E Jd. América, unidade do Saerp na Escola, foi inaugurada durante o evento de comemoração ao Dia Mundial da Água deste ano, 22 de março. O espaço foi revitalizado e aprimorado pelas diversas equipes da Secretaria, como Obras, Oficina de Bombas, Elétrica, Reparos em Vazamentos e outras, que trabalharam de forma conjunta e intensiva para reformar o local.
Na unidade, é possível que o público tenha contato direto com os processos, técnicas e equipamentos para o funcionamento dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, desde a retirada da água do Aquífero Guarani, até a coleta do esgoto nos imóveis.
O Saerp na Escola é realizado para todos os públicos, independente da idade, bastando agendar a visita ou exposição através do telefone (16) 39618647, ramal 247.