Saerp pede que moradores mantenham tampas de caixas de inspeção livres para evitar retorno de esgoto

as tampas devem ficar bem fechadas, evitando mau cheiro e entrada de insetos, mas nunca lacradas ou cobertas por cimento, piso ou asfalto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Saerp pede que moradores mantenham tampas de caixas de inspeção livres para evitar retorno de esgoto

Com a chegada do período de chuvas, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) reforçou a necessidade de manter as tampas das caixas de inspeção nas calçadas livres e acessíveis. As estruturas, feitas em alvenaria ou concreto, são o ponto de acesso das equipes para limpeza, desobstrução e manutenção da rede coletora.

A orientação da Saerp é clara: as tampas devem ficar bem fechadas, evitando mau cheiro e entrada de insetos, mas nunca lacradas ou cobertas por cimento, piso ou asfalto. Quando a tampa está no nível do passeio e possível de abrir, o extravasamento da rede pública — que costuma ocorrer em chuvas intensas — tende a ocorrer pela tampa na calçada, reduzindo o risco de retorno de esgoto para dentro das residências. Se a tampa estiver selada, aumenta a probabilidade de o esgoto voltar pelos ralos e vasos sanitários.

Agvailton dos Reis Magalhães, gerente de Operações e Manutenção de Rede de Esgoto, pediu que os proprietários verifiquem suas calçadas e providenciem a desobstrução imediata quando a tampa estiver coberta: “É fundamental garantir o acesso para eventuais reparos”, afirmou.

A secretaria recomenda que, em caso de dúvidas ou necessidade de orientação técnica, os moradores entrem em contato com a Saerp antes de realizar qualquer intervenção, para evitar danos às estruturas e garantir a conformidade com as normas técnicas.