Contemplado pelo Edital Cultura em Ação, projeto termina com apresentação na Comunidade da Locomotiva; oficinas ocorreram na Quadra da Embaixadores

No dia 13 de julho, cerca de 50 crianças e adolescentes da Vila Carvalho e bairros adjacentes vão mostrar o que aprenderam nas oficinas de ritmo e percussão do Projeto Samba Educa – Musicalizando a Comunidade. Eles se apresentarão no encerramento do projeto, contemplado no Edital nº 001/2023 Cultura em Ação, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. Desde abril, os pequenos aspirantes a sambistas de 9 a 16 anos participaram das 12 oficinas realizadas na Quadra da Escola de Samba dos Embaixadores, na Vila Carvalho. A ação teve um desfecho inesperado: o professor do projeto decidiu seguir com o curso voluntariamente para beneficiar mais crianças e jovens da comunidade.

Filho de Mestre Chumbinho, Gustavo Henrique de Lima Balbino, de 32 anos, começou a jogar capoeira ainda criança e, em 1998, já frequentava a Quadra da Embaixadores, que formou muitas gerações de percussionistas e demais profissionais da Escola de Samba. Foi nessa época que Mestre Bica, que comandava a bateria, o convidou para tocar na bateria-mirim da agremiação. “Quero retribuir, ajudando a formar novos integrantes e dando oportunidade para as crianças da nossa comunidade conhecerem nossa história”, explicou Gustavo, que ensina capoeira e percussão e manterá as aulas com apoio de Mestre Nascimento, diretor da escola.

Gustavo explica que o encerramento do projeto Samba Educa, que deu origem a este fruto permanente, será na comunidade da Locomotiva justamente para atrair o interesse da meninada de lá. “As crianças e adolescentes participantes se envolveram profundamente no projeto; queremos que ocorra o mesmo com as próximas turmas”, finalizou.

O secretário municipal da Cultura e Turismo, Pedro Leão, comemora a notícia e lembra que um dos objetivos do edital Cultura em Ação é justamente dar um pontapé inicial, fomentando projetos que mantenham viva a cultura. “Esperamos que futuramente as oficinas de ritmo e percussão do Samba Educa encontrem apoio estrutural ou financeiro da sociedade civil e privada para que muitas gerações sejam beneficiadas”, comentou.

Para Mestre Nascimento, o Samba Educa foi um importante recomeço, “uma retomada em grande estilo, considerando que há 20 anos a gente mantinha um projeto parecido na quadra e agora tivemos a oportunidade de oferecer todo o nosso conhecimento para um público que é mais importante que tudo, nossas crianças e jovens. Somos uma grande família e não deixaremos meninas e meninos desassistidos. Além disso, não há melhor maneira de formar a próxima geração da Embaixadores”, comentou mestre Nascimento.

A apresentação de encerramento do Projeto Samba Educa será às 16 horas do sábado, dia 13 de julho, na Rua 1, vagão social. A comunidade da Locomotiva fica na rua Peru, 3026.

Serviço

Apresentação de encerramento do Projeto Samba Educa

Data: sábado, 13 de julho

Horário: às 16 horas

Local: Rua 1, no vagão social, comunidade da Locomotiva

Endereço: Rua Peru, 3026