Projeto inicia crianças e adolescentes de 9 a 16 na música; atividades serão gratuitas e realizadas na quadra da entidade cultural
Foto: Divulgação
O Projeto Samba Educa - Musicalizando a Comunidade, contemplado no Edital nº 001/2023 – Cultura em Ação, da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, está com inscrições abertas para oficinas gratuitas de ritmo e percussão para crianças e adolescentes, entre 9 e 16 anos, moradores nas comunidades em torno da quadra.
Serão oferecidas 12 oficinas na Quadra da Escola de Samba dos Embaixadores, na Vila Carvalho, nos meses de abril, maio e junho de 2024.
As aulas terão 1h30 de duração e o conteúdo desenvolvido será de iniciação aos instrumentos musicais de ritmo e percussão, que formam uma legítima bateria de escola de samba, como repinique, caixa, surdo, tamborim, pandeiro e cuíca.
As inscrições podem ser feitas presencialmente até o dia 26 de março, das 14h às 17h, na Quadra da Escola de Samba dos Embaixadores, localizada na Rua Ribeirão Preto nº 1.111 – Vila Carvalho.
Para o mestre Nascimento, diretor de carnaval da escola e oficineiro, o projeto vai contribuir para a inserção das crianças e adolescentes no universo da música e da cultura, além de trabalhar a questão do pertencimento àquela região tão carente de atividades culturais voltadas a esse público.
“Para nossa comunidade, essa é uma retomada em grande estilo, considerando que há 20 anos tivemos projeto semelhante aqui na quadra e agora estamos tendo a oportunidade de oferecer todo o nosso conhecimento para um público que é mais importante que tudo, nossas crianças e jovens. Somos uma grande família e não deixaremos meninas e meninos desassistidos”, reforça mestre Nascimento.
Metodologia
O projeto terá como método de aferição para verificação do cumprimento das metas “Parâmetros Quantitativos” (listas de inscritos e de presença) e “Parâmetros Qualitativos” (Relatório dos oficineiros – Relatório dos participantes – Depoimento de familiares).
Além desses critérios, o projeto contempla todo tipo de mobilidade reduzida. O espaço possui rampas de acesso; instrumentos de percussão adaptados, como tambores com alças ou suportes para pessoas com diferentes tipos de deficiência. Prevê também a utilização de instrumentos mais simples para pessoas com diferentes tipos de coordenação motora, como pandeiro e tamborim.
No final do projeto, será aplicado questionário de satisfação, onde os participantes poderão avaliar o projeto e se a proposta atingiu seu objetivo.
“O papel da Secretaria da Cultura e Turismo é o de fomentar as linguagens artísticas e as expressões culturais, por meio de mecanismos de fomento e financiamento público, como é o caso do Edital Cultura em Ação, que agora terá o escoamento de seus projetos em 2024, alcançando novos públicos e ocupando espaços públicos”, explicou Pedro Leão, secretário de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto.
“É o caso do projeto Samba Educa, contemplado no edital municipal, que irá cumprir a função de difundir a música num ambiente tão precioso, que é a quadra da Embaixadores, uma das forças da nossa cultura, que resguarda a tradição popular do carnaval”, explica Pedro Leão.