Santa Rosa de Viterbo recebe oficina gratuita sobre a evolução dos videoclipes

O evento gratuito, destinado a pessoas com 16 anos ou mais, será conduzido pelo professor Duda Leite e acontecerá no Centro Cultural da cidade

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Santa Rosa de Viterbo recebe oficina gratuita sobre a evolução dos videoclipes

O Departamento de Cultura de Santa Rosa de Viterbo, em colaboração com o Pontos MIS, realizará na próxima semana a oficina "A(s) História(s) dos Videoclipes".

O evento gratuito, destinado a pessoas com 16 anos ou mais, será conduzido pelo professor Duda Leite e acontecerá no Centro Cultural da cidade.

Com duração de quatro horas, a atividade oferece 40 vagas para interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a trajetória dos videoclipes e sua influência na cultura audiovisual.

Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de assistir e discutir trabalhos de artistas internacionais como Madonna, Michael Jackson, David Bowie, Prince, Björk e Daft Punk, além de nomes brasileiros como Marina Lima, Marisa Monte e Sepultura.

Também serão abordados os clipes clássicos exibidos no programa Fantástico. O curso traçará um panorama histórico desde as primeiras experiências que relacionavam som e imagem, como as lanternas mágicas, passando pelos Scopitones, o impacto da MTV, até as tecnologias contemporâneas de realidade virtual (VR) e realidade expandida (XR).

Além disso, será apresentado o trabalho de diretores renomados que influenciaram a linguagem dos videoclipes, incluindo Mick Rock, Michel Gondry, Spike Jonze, Andrucha Waddington, Kátia Lund e Gringo Cardia. A iniciativa reforça a importância dos videoclipes como elementos transformadores da linguagem audiovisual, impactando o cinema, a música e a cultura pop global.