Estão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa preencher 5 mil vagas de professores para o ensino técnico na rede estadual de São Paulo.
Os interessados podem se candidatar até o dia 11 de agosto pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A remuneração oferecida é de R$ 5.565 para carga horária semanal de 40 horas, com possibilidade de contratação proporcional, por tempo determinado.
Podem participar profissionais com formação em licenciatura, bacharelado, tecnólogos, especialistas com notório saber e técnicos com experiência comprovada.
O processo seletivo contempla seis eixos tecnológicos: gestão e negócios (administração, logística e vendas), saúde (enfermagem e farmácia), tecnologia da informação (ciência de dados, desenvolvimento de sistemas e robótica), recursos naturais (agronegócio), turismo, hospitalidade e lazer (hospedagem) e controle e processos industriais (eletrônica), além de outros componentes técnicos oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
Cada uma das 91 diretorias de ensino do estado disponibiliza um conjunto específico de cursos conforme a demanda local. A relação completa dos cursos por diretoria pode ser consultada no anexo VI do edital do processo seletivo.
O certame será realizado em quatro etapas: prova objetiva com 30 questões (sendo 10 de conhecimentos pedagógicos e 20 específicas do eixo escolhido), prova discursiva com uma questão valendo até 20 pontos, prova prática que consiste na apresentação de vídeo simulando uma aula de 5 a 7 minutos e avaliação de títulos.
A prova objetiva e a discursiva estão agendadas para o dia 28 de setembro, em 77 municípios-sede das diretorias de ensino. Os vídeos da prova prática deverão ser enviados entre 18 de agosto e 15 de setembro. Durante a inscrição, o candidato deve escolher até duas diretorias para contratação e um ou dois eixos tecnológicos, desde que os horários não coincidam.
A taxa de inscrição é de R$ 49, com políticas de ação afirmativa para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Estrangeiros com residência legal e que atendam aos critérios de naturalização também podem participar.