São Paulo chega a 130 mil CipTEA emitidas e amplia atendimento para pessoas com autismo

De acordo com a secretaria, somente em 2025 foram expedidas 44.925 carteiras em todo o estado

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
São Paulo chega a 130 mil CipTEA emitidas e amplia atendimento para pessoas com autismo

O Governo de São Paulo encerrou 2025 com 130 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA) emitidas, segundo balanço da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). A marca, alcançada ao longo do ano, reforça a política pública prevista no Plano Estadual Integrado (PEI) para ampliar acesso a serviços e garantir direitos das pessoas com TEA.

De acordo com a secretaria, somente em 2025 foram expedidas 44.925 carteiras em todo o estado. Autoridades afirmam que a identificação tem facilitado o atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos privados, além de fortalecer a inclusão e a autonomia dos beneficiários.

Outra ação citada foi a inauguração, em junho de 2025, do Centro TEA Paulista, unidade da SEDPcD que, nos seis meses seguintes, registrou 3.297 atendimentos destinados a 792 pessoas. A pasta informou que o equipamento se tornou referência regional no acolhimento a pessoas com transtorno do espectro autista e apoio às famílias.

A emissão da CipTEA é gratuita e pode ser solicitada pelo site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente em mais de 240 unidades do Poupatempo distribuídas pelo estado. Para emissão, é necessário apresentar laudo médico que confirme o diagnóstico de TEA, além da documentação pessoal do titular e, quando aplicável, do responsável.

A SEDPcD declarou que seguirá ampliando o programa, com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento e aprimorar os serviços oferecidos às pessoas com TEA.