Ribeirão Preto dispõe de várias unidades de saúde e unidades de saúde da Família onde o paciente recebe atendimento médico para diagnóstico e tratamento
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, data celebrada no próximo domingo, 4 de fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde faz um alerta à população de Ribeirão Preto sobre os cuidados e possíveis formas de prevenir ou diagnosticar de forma precoce a doença.
O primeiro passo é cuidar da saúde através de consultas e exames de rotina regulares, além de observar possíveis sintomas. A secretaria da Saúde oferta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o rastreamento da doença.
O objetivo é aumentar a conscientização sobre o câncer e incentivar sua preservação, na descoberta e possibilitar que as pessoas tenham tratamento.
Ribeirão Preto dispõe de várias unidades de saúde e unidades de saúde da Família onde o paciente recebe atendimento médico para diagnóstico e tratamento. Nesse caso, existe lei que obrigado a saúde pública a agir rápido.
“Os profissionais das unidades de saúde estão habilitados ao diagnóstico precoce do câncer e a depender da suspeita, o paciente é encaminhado ao serviço especializado para poder fechar o diagnóstico e, caso necessário, ser encaminhado para o serviço oncológico”, explica a secretária da Saúde, Jane Aparecida Cristina.
A doença
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ser evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados com esta doença, em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo pesquisas estatísticas do Inca, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de pulmão e de estômago.