Feira da Diversidade LGBT+ e Parada do Orgulho LGBT+ foram realizadas durante o feriado prolongado
Fotos: Divulgação
O mês de junho marca a 27º edição do Mês do Orgulho LGBT+, com atividades promovidas anualmente pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP). São ações que movimentam a economia da cidade com diversas atividades culturais e político-sociais gratuitas, além de educar e conscientizar a sociedade a respeito da diversidade sexual e identidade de gênero em sua ampla pluralidade.
Com o intuito de trazer ações parecidas para Ribeirão Preto, o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão, e a secretária adjunta, Gislaine de Oliveira, estiveram presentes nos eventos realizados neste fim de semana, como a 22ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, no dia 8 de junho, e a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, realizada neste domingo, dia 11.
Pedro Leão reforça a importância da participação da Secretaria da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto nas comemorações do Mês do Orgulho LGBT+. “O importante é profissionalizar nossos produtores, artistas, profissionais e empreendedores da cultura para eventos dessa natureza, que movimentam a economia criativa dos municípios, geram renda e empregos e promovem os Direitos Humanos”, afirmou.
A Feira Cultural da Diversidade abriu a programação da semana da Parada do Orgulho LGBT+ e recebeu cerca de 100 expositores e mais de 50 atrações artísticas no Palco da Diversidade LGBT+. Todo o evento contou com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como intérpretes de libras, audiodescrição e área reservada.
O evento contou com exposição de trabalhos de moda, espaços para danças, karaokê, serviços do Tribunal Regional Eleitoral, como retificação do nome no título de eleitor, espaço com designers de moda, espaço Vogue que ofereceu ao público a possibilidade de apresentar números de dança Vogue, K pop, Salsa ou outra modalidade e experiência Drag.
Diversos estandes dos governos Estadual e Federal também estavam presentes, com testagem rápida e gratuita para HIV e sífilis, cadastro e início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com retirada de medicação no local, dispensação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV.
Já no domingo, a Parada do Orgulho LGBT+ levou 19 trios elétricos que percorreram a avenida Paulista, atraindo cerca de dois milhões de pessoas ao longo da via. Com o tema “Queremos políticas sociais para LGBT+ por inteiro e não pela metade”, o evento busca a reivindicação de direitos, promove a visibilidade e celebra a diversidade, com ações políticas e afirmativas.
A primeira edição da Parada foi realizada em 1997 e reuniu cerca de dois mil participantes e, desde então, só cresceu. Atualmente, cada edição movimenta cerca de R$ 800 milhões de retorno financeiro para a cidade de São Paulo. Em 2011, alcançou seu maior público, com quatro milhões de pessoas, entrando para o Guinness Book, livro dos recordes, como o maior público do mundo no gênero.
19ª Parada LGBTQIAP+ de Ribeirão Preto
A ONG Arco-Íris de Ribeirão Preto, em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo, realizará a 19ª Parada LGBTQIAP+ na cidade no mês de agosto, com o tema “Defesa da diversidade de gênero e o direito do uso do nome social”, voltado a pessoas transexuais, travestis e não binárias.
O ícone da campanha, a digital, foi escolhido como símbolo principal do evento, pois indica que cada indivíduo é único dentro de sua identidade de gênero e que a maneira como ele se identifica é o que a define. Também foi iniciado um movimento para que as pautas de Ribeirão Preto sejam inseridas no circuito nacional das paradas LGBTQIAP+.