Equipamento funciona na sede da pasta; espaço dentro do local de trabalho em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança pode esvaziar as mamas
A coordenadoria de Aleitamento Materno da secretaria municipal da Saúde, com o apoio do Comitê municipal de Aleitamento Materno, inaugurou a Sala de Apoio à Amamentação, destinada a servidoras da pasta que estão amamentando seus filhos.
O equipamento que funciona na sede da pasta, é um espaço dentro do local de trabalho em que a mulher, com conforto, privacidade e segurança, pode esvaziar as mamas, armazenando seu leite em frascos previamente esterilizados para, em outro momento, oferecê-lo ao seu filho.
Esse leite é mantido em um freezer a uma temperatura controlada até o fim do dia, com uma etiqueta identificando o vidro com o nome da mãe, a data e a hora da coleta. No fim do expediente, a mulher pode levar seu leite para casa para que seja oferecido ao seu filho na sua ausência, e também se desejar, doá-lo para um Banco de Leite Humano.
“As mães que voltam da licença maternidade, agora tem um local com privacidade e confortável para ordenhar o leite, armazenar e no final do expediente, levar para suas casas. Portanto, a sala apoia a mulher que está amamentando, ela fica mais tranquila, a criança recebe o leite, adoece menos e a mãe trabalha ainda mais satisfeita”, explica a coordenadora do programa, Lilian Nogueira.
A necessidade surgiu do número de servidoras que retornam da licença maternidade e estão em período de amamentação e não tinham um local adequado para coletar e armazenar o leite.
A enfermeira Ananda Leticia Fuzo Ferreira, da Equipe técnica da Coordenadoria de Saúde da Criança e do Adolescente, mãe do Lucas de um aninho, foi a primeira a utilizar a sala.
“No retorno às atividades profissionais, muitas mães enfrentam o desafio de conciliar a amamentação com a rotina de trabalho. Para auxiliar nesse processo, a Sala de Apoio à Amamentação se mostrou uma solução fundamental e acolhedora na minha experiência. Ter um local reservado e estruturado me trouxe tranquilidade para conciliar a rotina profissional com o compromisso de continuar oferecendo o melhor para meu filho”, comenta.
A Sala foi adaptada de acordo com regulamentação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e credenciamento no Ministério da Saúde.
Serviço
Sala de Apoio à Amamentação destinada a servidoras que estão amamentando
Local – Secretaria Municipal da Saúde
Rua Prudente de Morais, 457