Site conta a história da formatação do Sistema Único de Saúde em Ribeirão Preto, caracterização da saúde pública, patrimônio histórico, científico e cultural para a população
Foto: Fernando Gonzaga
A secretaria municipal da Saúde lançou na manhã desta terça-feira, 28 de maio, o Projeto Memória SUS, site que tem como objetivo registrar eventos fundamentais na área da saúde em Ribeirão Preto, destacando a criação do maior sistema público de saúde do mundo.
O projeto consiste na da linha do tempo da criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Ribeirão Preto, os anos que antecederam a promulgação da Constituição de 1988, a qual que estabeleceu as bases legais para a criação do SUS.
A equipe envolvida no projeto mapeou a construção desse sistema de saúde no município, apresentando alguns atores, documentos e marcos enfrentados, bem como a caracterização da saúde pública enquanto patrimônio histórico, científico e cultural para população de Ribeirão Preto.
Criado por um grupo de trabalho formado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de uma docente Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, um pós graduando da Fundação Oswaldo Cruz Fiocruz, entre outros profissionais.
O trabalho teve início em 2022, com a elaboração de um plano com cronograma, que foi disparado após a concordância do Comitê Ética em Pesquisa.
Durante o evento de lançamento, a secretária da Saúde explicou que o projeto nasceu de um questionamento dela ao compor a secretaria, com relação a galeria de fotos dos ex-secretários que não estavam completas.
“Daí surgiu a ideia, de que maneira poderíamos fazer diferente para todos terem conhecimento de todos os secretários que passaram por aqui. Então surgiu a ideia da Adriana (secretária adjunta da pasta) de fazer o resgate da história do SUS em nossa cidade”, disse Jane Aparecida Cristina.
Os organizadores receberam um curso sobre filmagem e posteriormente, foi adquirido uma filmadora, tripé e microfone. Foram eleitos, estrategicamente locais públicos da cidade para que as entrevistas ocorressem.
No prazo de nove meses foi possível concluir a página com a história de 1988 a 2000 e o site continuará a receber documentos além do recorte do tempo. Este trabalho, possibilitou um encontro com a história da saúde pública no município, gerando conhecimentos para as gerações do presente e futuro que que estarão juntos a defesa e fortalecimento de um Sistema Universal de Saúde.
“Este é um sonho hoje concretizado que vai materializando e podemos contar para as gerações a formulação e surgimento do SUS, todos os secretários que passaram pela pasta e a história do sistema de saúde em Ribeirão Preto”, comemorou Adriana Mafra Brienza, secretária adjunta da Saúde e idealizadora do projeto.
“Eu quero agradecer a todos que colaboraram para a formatação do site, feito por muitas mãos, histórias contadas com muita dedicação. Vocês que lidam com o SUS, que se dedicam uma vida toda para cuidar de pessoas e salvar vidas”, disse o prefeito Duarte Nogueira ao lembrar os secretários que passaram pela pasta nos últimos anos, as conquistas e desafios enfrentados na saúde de Ribeirão Preto.
Para conhecer o projeto acesse o site.