A secretária de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Maria Eugênia Biffi (Magê), primeira suplente do vereador Roger Ronan da Silva (MDB), deve assumir temporariamente a vaga do parlamentar na próxima segunda-feira, 24 de novembro. Conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município, Magê já se desvinculou temporariamente da secretaria para viabilizar a posse. A expectativa é que, imediatamente após tomar posse na sessão, ela solicite licença da vereança para retornar ao cargo no Executivo municipal.
A medida obedece a entendimento interno da Câmara de que a suplente precisa assumir formalmente o mandato para não perder o direito à vaga. Filiada ao MDB, Magê obteve 2.400 votos nas eleições de 2024. Em nota, a secretária disse que optou pela manobra após "reflexão coletiva e individual" e que pretende continuar atuando pela cidade por meio da secretaria, onde, segundo ela, há projetos e recursos em fase de implantação.
Com a licença de Magê, quem deve ocupar a cadeira durante o afastamento do titular será o segundo suplente do MDB, Robson Vieira, de 36 anos. A posse interina de Vieira está prevista para a sessão de 1º de dezembro, quando ele deverá exercer o mandato pelos seis meses do afastamento imposto a Bigodini. Robson recebeu 1.556 votos em 2024 e atualmente é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo; também é conhecido por coordenar projetos sociais e esportivos na Zona Oeste da cidade.
O afastamento de Roger Ronan, conhecido como Bigodini, foi aprovado pela Câmara em 10 de novembro, quando o Conselho de Ética aplicou suspensão de 180 dias sem remuneração. O parlamentar foi alvo de investigação após um acidente de trânsito na madrugada de 28 de setembro, que resultou em indiciamento por embriaguez ao volante, falsidade ideológica e fraude processual. O caso segue em tramitação na esfera policial e poderá gerar desdobramentos judiciais e eleitorais.