A Secretaria de Educação de Ribeirão Preto promoveu, desde o fim de janeiro, uma sequência de reuniões com equipes de gestão escolar para alinhar procedimentos e organizar o início do ano letivo, previsto para quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026.
As atividades visam reforçar o acolhimento de professores, alunos e famílias, além de priorizar ações de inclusão e combate ao racismo nas escolas municipais. As primeiras reuniões ocorreram nos dias 27, 28 e 30 de janeiro e reuniram agentes administrativos, gestores de creches e unidades de ensino fundamental para tratar de responsabilidades institucionais, práticas de inclusão e medidas preventivas contra bullying e discriminação.
No dia 28, gestores participaram de uma palestra sobre educação antirracista com a professora Tatiane C. Rodrigues (UFSCar/UFSB). Nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, equipes das unidades de educação infantil e das escolas conveniadas também participaram dos encontros.
A programação segue com reunião para as demais equipes infantis no dia 3 e com um momento de planejamento pedagógico no dia 4, véspera da volta às aulas, quando serão definidas estratégias didáticas e adaptações para atender às necessidades dos estudantes.
A professora Tatiane C. Rodrigues retorna ao município em 12 de fevereiro para ministrar nova palestra, desta vez dirigida a coordenadores pedagógicos e gestores das unidades-polo, das 9h às 11h (local a ser definido).
Segundo o secretário municipal Christian Viana Oliveira, a iniciativa busca consolidar um trabalho conjunto entre pasta, escolas e famílias para garantir um ambiente escolar inclusivo e preparado para os desafios do ano letivo.