Com o tema "Se Joga No Desafio", evento destaca a importância de projetos para uma vida mais ativa e saudável

Fotos: Divulgação

A 30ª edição do “Dia do Desafio” foi oficialmente lançada, trazendo como tema "Se Joga No Desafio" e reforçando o incentivo a líderes comunitários para desenvolverem projetos que promovam um estilo de vida mais ativo em seus territórios. Este ano, a campanha se estrutura em três eixos principais: o movimento Cidades Saudáveis da OMS, a promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa e Atividade Física Utilitária, e os modais de locomoção. O lançamento oficial da campanha ocorreu na manhã desta terça, 23 de abril, no Sesc Rio Preto.

“Dia do Desafio” que acontecerá no dia 29 de maio, este ano chega à marca de 30 edições, é liderada pela TAFISA (The Association For International Sport for All), com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a coordenação do Sesc São Paulo no continente americano.

O Secretário de Esportes, Erik Ávila, destacou a importância do evento para a comunidade: "O Dia do Desafio é uma oportunidade única para mobilizar as pessoas e as comunidades em torno da prática de atividades físicas. Além de promover a saúde e o bem-estar, o evento contribui para a integração social e o fortalecimento dos laços comunitários. Estamos muito felizes em participar desta iniciativa e esperamos contar com a participação de todos os ribeirão-pretanos nesta edição tão especial."

Para apresentar esses temas e estimular gestores e lideranças a participarem ativamente em suas comunidades, foi realizado uma programação diversificada.

Entre os destaques estão:

A participação de Gabriela Callejas, cofundadora e diretora da Cidade Ativa, da professora Ligia Vizeu (Universidade de São Paulo) e da pesquisadora Beatriz Oliveira (Fiocruz/Piauí), a ideia é apresentar o conceito do Dia do Desafio 2024, criar um espaço para a transferência de conhecimento, estimular e motivar os agentes-chave do projeto e garantir um espaço para o relacionamento entre organizações públicas e privadas.

Mesa redonda:

Cidades Saudáveis e práticas de sucesso, com Rosilda Mendes (UNIFESP) e Ligia Barrozo (USP).

Painéis:

Como as mudanças climáticas afetarão o esporte no Brasil, com Beatriz Oliveira (Fundação Oswaldo Cruz) e Fábio Gonçalves (USP).

Processos de Gestão Esportiva:

Ferramentas para avaliação de projetos esportivos comunitários, com Giselle Tavares (UNICAMP). Dados da pesquisa Perfil de Gestores do Dia do Desafio, com Sesc SP.

Relato de experiência:

ONG Mudando o Placar, com Layana Souza (Rio de Janeiro).