Núcleos urbanos informais Vitória – Campos do Jordão e Nuporanga recebem intervenções de melhorias pelo programa estadual Viver Melhor
Foto: Prefeitura/CCS
O departamento de Habitação, da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Preto, acompanhou nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, a evolução dos trabalhos do programa estadual de melhorias habitacionais Viver Melhor.
A equipe visitou os núcleos urbanos informais Vitória – Campos do Jordão e Nuporanga, ambos na zona Norte da cidade, e aproveitou para conversar com moradores e também com prestadores de serviços que atuam nas reformas.
Ribeirão Preto teve três núcleos urbanos informais inseridos em ata do programa da Secretaria de Estado da Habitação e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Vitória, Nuporanga e o núcleo Ubatuba, que juntos somam 246 famílias, e serão beneficiados com melhorias estruturais nas unidades habitacionais.
Esses locais receberão intervenções como colocação de pisos, restauração de telhados, reforma de banheiros, reparos de drenagem, manutenções elétricas e hidráulicas, melhorias em áreas comuns, entre outras ações, sem qualquer custo para os moradores.
A mão de obra dos trabalhos é regionalizada e também beneficia a própria população do local, uma vez que profissionais que vivem nos núcleos podem ser contratados para a realização dos serviços.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Daniel Marques Gobbi, destacou a importância das parcerias com os governos federal e estadual.
“O Viver Melhor, em parceria com a nossa gestão municipal, está levando dignidade social para essas famílias. Vamos seguir buscando por novos convênios e programas para pulverizar essas ações e replicar em outras regiões da cidade”, afirmou.
A diretora de Habitação, Ana Cláudia de Paula Pereira, reforçou o compromisso do departamento.
“Temos um trabalho muito importante e especial. Sabemos que os desafios são diários, mas estamos conseguindo promover mudanças na vida dessas pessoas”, afirmou.
Casa Verde e Amarela
Na terça-feira, dia 1º de novembro, a prefeitura de Ribeirão Preto assinou o convênio com o programa federal Casa Verde e Amarela de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional.
Serão atendidos seis núcleos nas regiões Norte e Oeste do município, com total de 998 famílias, cerca de quatro mil pessoas: Mangueiras, no Jardim Piratininga; Cidade dos Trabalhadores, no Recanto Cruzeiro do Sul; Transerp, no Jardim Jandaia; Reciclagem, no Quintino Facci II; Maria de Lourdes, no Jardim Heitor Rigon e Núcleo Escola (Vila Feliz), na Vila Virgínia.