Secretaria de Saúde de Sertãozinho alerta para baixa cobertura da vacina contra dengue entre jovens

Segundo o órgão, dos 8.268 jovens elegíveis até o final de 2025, apenas 40,47% receberam a primeira dose e 21,08% completaram o esquema com a segunda dose

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Secretaria de Saúde de Sertãozinho alerta para baixa cobertura da vacina contra dengue entre jovens

A Secretaria Municipal de Saúde de Sertãozinho registrou adesão insuficiente à vacina contra a dengue entre crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo da campanha iniciada em junho de 2024. Segundo o órgão, dos 8.268 jovens elegíveis até o final de 2025, apenas 40,47% receberam a primeira dose e 21,08% completaram o esquema com a segunda dose. A baixa cobertura preocupa as autoridades, que apontam o risco de aumento de casos e hospitalizações nesse grupo etário.

A responsável pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Tatiane Paiva, destacou que, exceto pelos idosos, que têm restrição ao imunizante, a faixa de 10 a 14 anos é uma das que mais tem registrado internações por dengue, o que torna a vacinação prioritária. A prefeitura afirma ter realizado campanhas educativas e ações nas escolas municipais para estimular a vacinação, mas afirma que muitos alunos não foram vacinados por falta de autorização dos responsáveis.

O secretário municipal de Saúde, Renan Urizzi, ressaltou que há doses suficientes para o público indicado, mas pediu que pais e responsáveis levem os jovens às salas de vacina para ampliar a proteção coletiva. Ele observou ainda que há procura por pessoas fora da faixa etária recomendada, enquanto muitos afetados permanecem não vacinados.

Além da imunização, a Secretaria lembra que a eliminação de criadouros do Aedes aegypti, como recipientes com água parada, pneus, entulhos, garrafas, baldes e calhas, segue sendo medida essencial para reduzir a transmissão. Para vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação da criança ou adolescente.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h45, nos seguintes locais: UBS José Pereira de Carvalho (Av. Hideo Takada, s/nº – Conj. Hab. Antônio Pedro Ortolan, COHAB III); UBS Francisco Xavier de Carvalho (Rua Victório Bisson, 396 – COHAB VIII); UBS José Joaquim Bonfim (Rua Paulo Meloni, 674 – Jardim Alvorada); UBS Jaime Bonifácio da Silva (Av. Antonio Vanzella, 710 – Jardim Santa Rosa); UBS Olívia Mendes Mossin (Rua Tenente Hélio Batista de Oliveira, 531 – Jardim Jamaica); e o Complexo de Saúde Dr. Edgard da Silveira Pagnano (Rua Floriano Peixoto, 1.034 – Centro, Cruz das Posses).