Secretaria do Meio Ambiente abre lista para interessados no curso de poda de árvores urbanas

Secretaria do Meio Ambiente abre lista para interessados no curso de poda de árvores urbanas

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Secretaria do Meio Ambiente abre lista para interessados no curso de poda de árvores urbanas

Vagas são para o segundo semestre de 2024; os interessados farão parte da lista de espera e serão notificados com antecedência quando as novas datas estiverem definidas

Foto: Guilherme Sircili

Após receber um grande número de inscrições para o curso de poda de árvores urbanas, neste semestre, a Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Educação Ambiental, abriu lista de interesse para novas turmas a serem realizadas no segundo semestre. A iniciativa conta com apoio da Secretaria de Infraestrutura, SAERP, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria da Inovação e Desenvolvimento, AEAARP, SENAI e Empresa Dinâmica Ambiental Prestação de Serviços Ltda.

O curso é gratuito e garante ao participante o credenciamento pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. Os interessados devem encaminhar um e-mail para educambiental.meioambiente@rp.ribeiraopreto.sp.gov.br, com o assunto “Interesse em participar do Curso de Poda em Árvores Urbanas”, além de nome completo do interessado e telefone para contato. Os interessados que manifestarem interesse via e-mail farão parte da lista de espera e serão notificados com antecedência quando as novas datas estiverem definidas.

O Artigo 173 do Código Municipal do Meio Ambiente – Lei Complementar (LC) 1.616/2004, permite a poda em árvores urbanas por terceiros, pessoa física ou jurídica, desde que credenciados pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto. O credenciamento deve ocorrer a partir de participação em cursos e treinamentos oferecidos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) – Parágrafo 1º do referido artigo. A execução da poda por pessoas não credenciadas e a não observância de princípios técnicos para sua realização, constitui infração e apreensão das ferramentas – Parágrafo 2º do Artigo 173 da LC 1.616/2004.

Sobre o curso

Durante o treinamento serão fornecidas informações para que os alunos adquiram conhecimento sobre os tipos básicos de poda em árvores urbanas e para que aprendam a utilizar ferramentas adequadas para cada caso. Serão abordados assuntos como: arquitetura de copas de árvores; aspectos biológicos dos galhos; técnicas de corte de galhos; morfologia, função e corte de raízes; ferramentas e equipamentos para podas; equipamentos de segurança, entre outras considerações.

Após a conclusão do curso os alunos serão credenciados pelo período de dois anos, sendo autorizados e considerados capacitados para realizar o trabalho de poda em árvores urbanas do município. Aqueles que já fizeram o curso e estão com a credencial vencida podem renovar fazendo a formação novamente.