Secretaria Do Meio Ambiente Promove Ação Socioambiental No Jardim Progresso

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Secretaria Do Meio Ambiente Promove Ação Socioambiental No Jardim Progresso

Iniciativa que visa à conscientização ambiental é promovida em parceria com a Entrevias Concessionárias

Foto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, as Divisões de Áreas Verdes e de Educação Ambiental, ligadas à Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com a Entrevias, promoveram uma ação socioambiental na Praça dos Andradas, no Jardim Progresso. O objetivo da ação foi despertar o sentimento de pertencimento da população, bem como conscientizar os moradores da região sobre a importância da preservação ambiental.

Recém-implantada, a praça serviu como local de descarte irregular de resíduos durante anos, prática que pode causar uma série de doenças e prejuízos ao meio ambiente. Dentre eles, contaminação do solo, poluição dos rios e córregos, risco de incêndios e demais problemáticas.

Após a construção da praça, o local se tornou uma área de lazer e diversão para os moradores do bairro e arredores. Muitos deles auxiliam na preservação irrigando as mudas plantadas pela Secretaria de Meio Ambiente e recolhendo os resíduos encontrados no local, despertando a consciência coletiva dos visitantes da Praça.

Fomentando essa iniciativa, a Entrevias Concessionárias promoveu o projeto #VEMPRAPRAÇA, incluindo palestra sobre as consequências do descarte irregular de resíduos, dinâmicas sobre coleta seletiva, recolhimento de lixo, distribuição de brindes às crianças e um bate-papo sobre os benefícios das boas práticas com o meio ambiente.

“Essas ações têm como objetivo mobilizar e conscientizar as crianças, adolescentes e adultos que frequentam o local sobre as boas práticas a respeito do descarte. A colaboração de todas as faixas etárias auxilia no processo de preservação do espaço e promove o bem-estar de todos os moradores e frequentadores da pracinha”, destacou Rafaela Gomes, chefe da divisão de Educação Ambiental.

Descarte Irregular – A Divisão de Monitoramento e Controle Ambiental quantificou 58 penalidades aplicadas, entre janeiro a agosto de 2023, referentes a descartes irregulares até a data atual. O município conta com seis ecopontos, construídos pela Prefeitura em bairros estratégicos e que já abrangem a cobertura de grande parte do perímetro urbano. São equipamentos preparados para o recebimento e destinação correta de recicláveis, resíduos da construção civil e inservíveis.

O serviço é totalmente gratuito à população e funciona todos os dias da semana, de segunda a segunda, das 7h às 19h. Cada pessoa pode fazer a entrega voluntária de até 1m3 de resíduos.

1) Ecoponto Conjunto Habitacional Alexandre Balbo – Avenida Ettore e Aurora Corauci, nº 1375

2) Ecoponto Jardim Centenário – Rua Arthur Ramos, nº 1185

3) Ecoponto Jardim Santos Dumont – Rua Guará, nº 2225

4) Ecoponto Jardim das Palmeiras II – Rua Poeta Fernando Pessoa com avenida Alfredo Ravanelli

5) Ecoponto Jardim Paiva – Avenida Senador Teotônio Vilela,1285

6) Ecoponto Jardim São Fernando – Avenida Miguel Padulla, 400