Secretaria do Meio Ambiente realiza curso para podadores de árvores urbanas

Iniciativa visa a educação e conscientização em relação ao processo de poda na cidade de Ribeirão Preto

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Secretaria do Meio Ambiente realiza curso para podadores de árvores urbanas

Iniciativa visa a educação e conscientização em relação ao processo de poda na cidade de Ribeirão Preto

A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Divisão de Educação Ambiental, realiza nesta quarta-feira, 04, o curso gratuito de poda de árvores urbanas. A iniciativa tem o objetivo de capacitar e certificar os participantes na realização de podas adequadas e seguras em árvores do município, bem como fomentar a conscientização quanto aos impactos ambientais resultantes de podas inadequadas.

O curso conta com a contribuição da Secretaria de Infraestrutura, Guarda Civil Metropolitana e da empresa Dinâmica Ambiental Prestação de Serviços Ltda., que fornece os equipamentos e ferramentas de poda para treinamento dos alunos. O curso é realizado em dois dias, sendo o primeiro dedicado à parte teórica e o segundo à prática, com atividades em ruas selecionadas da cidade e a devida autorização prévia dos moradores para a realização das podas.

Na capacitação são abordadas técnicas adequadas de poda em árvores urbanas; situações em que a poda se faz necessária; ferramentas adequadas de poda; arquitetura de copas; conceitos sobre arborização e áreas verdes urbanas; indicadores do verde urbano e os benefícios das árvores para a cidade e seus habitantes. Os alunos também aprendem sobre a legislação municipal sobre poda de árvores, infrações ambientais em decorrência de podas drásticas, além dos equipamentos específicos para medida de segurança.

Neste ano já foram formados 39 alunos em cursos realizados mês de junho. Após a conclusão do curso, os alunos recebem credenciamento válido por dois anos que os autoriza e reconhece como capacitados para realizar podas em árvores urbanas dentro do município. Neste mês de outubro, serão formadas duas turmas (30 alunos por turma).