Projeto “Jornada ao Bosque” fomenta o conhecimento, com monitorias que exploram os hábitos, comportamentos, histórias e curiosidades dos animais
Fotos: Fernando Gonzaga
No mês de maio, o Bosque e Zoológico Fábio Barreto, recebe os alunos do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Barão de Mauá para o projeto de extensão em Educação Ambiental, “Jornada ao Bosque”. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O projeto conta com monitorias que conduzem os participantes pelo Zoológico, apresentando os hábitos e comportamento dos animais, seus históricos e curiosidades fascinantes. As atividades seguem, ainda, nos dias 22, 23 e 24 de maio. Participam do encontro, alunos de escolas públicas, privadas e instituições interessadas. O programa é totalmente gratuito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além das monitorias agendadas no Bosque, os alunos de Ciências Biológicas estão em tendas educativas com demonstração e explicação de animais silvestres conservados, evidenciando a importância ecológica da espécie e ensinando sobre as características e curiosidades de alguns animais.
Sobre o Bosque
O Bosque e Zoológico conta com um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. Concentra uma reserva de Mata Atlântica, com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás. O Zoo também abriga animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá.
Nutrição/Zootecnia
O Setor de Zootecnia (Nutrição) do Bosque Zoológico Fábio Barreto evoluiu para um sistema de “Nutrição de Precisão”, com a finalidade de oferecer os macros e micronutrientes necessários para melhorar a saúde e bem-estar dos animais. “Oferecer uma alimentação balanceada com os nutrientes requeridos por cada espécie em função de sua idade, condição clínica e fase reprodutiva, se tornou um pilar para o Programa Uma Nova Chance, bem como para ao bem-estar dos animais que permanecem no Bosque Zoológico”, explicou zootecnista do bosque, Alexandre Gouvêa.
Medicina Veterinária
O Bosque sempre desenvolveu um importante papel para os cuidados, tratamento e reabilitação de animais silvestres. Por meio do hospital veterinário de animais silvestres, o Bosque Zoológico recebe de munícipes, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Ibama, SMA (Secretarias de Meio Ambiente) e outras instituições, animais silvestres vítimas de maus tratos, atropelamentos, queimadas, apreensões, entre outras causas. Em 2022, mais de 1700 animais silvestres foram atendidos no hospital veterinário do Bosque Zoológico.