Secretária retorna à Cultura após breve passagem pela Câmara; segunda suplência deve assumir vaga

Magê já havia informado que pediria licença do Legislativo para continuar à frente da pasta municipal

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Secretária retorna à Cultura após breve passagem pela Câmara; segunda suplência deve assumir vaga

A advogada Maria Eugênia Biffi (MDB), conhecida como Magê, retornou ao comando da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, depois de permanecer apenas um dia como vereadora interina. Ela havia assumido o mandato na segunda-feira (24) em razão do afastamento do titular Roger Ronan da Silva, o Bigodini (MDB).

Magê já havia informado que pediria licença do Legislativo para continuar à frente da pasta municipal. Sua exoneração provisória havia sido publicada no Diário Oficial do Município em 19 de novembro; a recondução ao cargo foi formalizada com nova publicação do DOM nesta terça.

Com o retorno da secretária, a vaga na Câmara será ocupada por Robson Vieira, segundo suplente do MDB, que obteve 1.556 votos nas últimas eleições. A expectativa da bancada é que ele tome posse na sessão de segunda-feira, 1º de dezembro, permanecendo até o fim da suspensão aplicada a Bigodini.

O afastamento de Roger Ronan foi decidido pela Câmara Municipal após o parlamentar se envolver, em 28 de setembro, em um acidente de trânsito em que dirigia embriagado. O legislador foi suspenso por 180 dias sem remuneração e, na segunda-feira (24), a Justiça aceitou denúncia que o tornou réu por embriaguez ao volante, falsidade ideológica e fraude processual. Investigações também correm na Polícia Civil e no Ministério Público do Estado de São Paulo.

A movimentação no MDB e na Câmara abre caminho para a posse temporária de Robson Vieira enquanto perdurar a suspensão, e mantém a Secretaria de Cultura e Turismo sob a gestão de Magê até que eventuais novos ajustes sejam anunciados pela administração municipal.