Reunião teve como objetivo discutir a implantação das estratégias elaboradas durante o primeiro encontro
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS prosseguiu com a discussão de novas estratégias para a Rede de Proteção da Pessoa Idosa em uma segunda reunião, que ocorreu nesta segunda-feira, 7 de novembro, no prédio do Ministério Público, em Ribeirão Preto. Mais uma vez o encontro contou com a participação de representantes das secretarias da Saúde, da Justiça, Ministério Público, Judiciário, OAB, Conselho Municipal do Idoso, Instituições do Terceiro Setor e Sociedade Civil.
Nesse encontro, dentro do sistema orgânico, foram atribuídos papeis e responsabilidades para cada participante da rede, com o objetivo de fortalecimento e ampliação.
“Trabalhamos algumas tensões apresentadas para a implantação da Política Pública para maior compreensão da demanda da Pessoa Idosa no município, desenvolvendo estratégias para o atendimento dessa população” explicou Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial – DPSE, da Assistência Social.
A SEMAS executa o atendimento da pessoa idosa na Proteção Social Básica por meio do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas com 60 anos ou mais – SCFV. Na Proteção Social Especial, os Centros de Referência Especializados da Assistência Social – CREAS realizam a Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI e acompanhamento sistemático através do Centro Dia da Pessoa Idosa. Outro serviço voltado para o bem-estar da pessoa idosa é a Vila Dignidade, um condomínio especial que oferece o acolhimento na modalidade república, destinado a pessoas com mais de 60 anos com autonomia total e localizado no Jardim Botânico.