Unidades de saúde promoveram diversas ações e atividades para o público; foco é envelhecimento saudável

Fotos: Prefeitura/CCS

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria da Saúde da Pessoa Idosa promoveu no dia 3 de outubro, no Auditório do Centro de Referência de Especialidades Central – CRE Central, a Semana da Pessoa Idosa – “Desafios Atuais e Perspectivas para um Envelhecimento Saudável”.

Entre as ações, as Unidades de Saúde de Ribeirão Preto realizaram várias atividades durante a semana do dia 03 a 07 de outubro, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa promovendo a reflexão, campanhas de conscientização, sensibilização, palestras, bem como ações para um envelhecimento saudável.

“As ações tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o envelhecimento saudável e a criação de políticas públicas para a melhoria dos atendimentos aos idosos, criando programas e projetos em que melhore cada vez mais a qualidade de vida dessa população”, explica a coordenadora do programa, Daniela Maria Cardozo, Geriatra e Coordenadora do programa.

A Coordenadoria de Saúde da Pessoa Idosa está vinculada ao Departamento de Planejamento em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde vem incentivando a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa por meio de ações de caráter educativo, preventivo e de proteção à saúde.

Elabora diretrizes que sejam norteadoras das práticas de cuidado ofertadas para a saúde do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde).

Objetivos

Coordenar a linha de cuidado para atenção integral às pessoas idosas;

Coordenar, desenvolver e acompanhar ações estratégicas para promoção da saúde, prevenção de agravos e doenças, atenção integral, reabilitação e cuidados paliativos, articulados com diferentes áreas da saúde;

Promover e realizar reuniões e eventos técnicos sobre a linha de cuidado da pessoa idosa;

Desenvolver ações de educação permanente aos profissionais sobre a saúde das pessoas idosas e o processo de envelhecimento;

Coordenar a divulgação de materiais técnicos e informativos sobre a linha de cuidado da pessoa idosa;

Coordenar a identificação de dados demográficos e epidemiológicos, contribuindo para a definição de indicadores que permitam monitorar e avaliar as ações e políticas desenvolvidas.

Mais informações no site