Mais de 30 atividades gratuitas são oferecidas pela Secretaria do Meio Ambiente
Fotos: Prefeitura/CCS
Diversas atividades gratuitas estão sendo realizadas na Semana do Meio Ambiente em Ribeirão Preto. Com início na sexta-feira, dia 2, a programação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente contemplou ações como pedal, rodas de conversas, plantio de mudas, oficinas, feiras e se estendeu no final de semana em espaços públicos, como o parque Maurílio Biagi. As atividades seguem até quarta-feira, dia 7, e podem ser acessadas pelo site.
Nessa segunda-feira, dia 5, foi realizada a doação de 70 mudas na sede da Secretaria do Meio Ambiente. Entre as espécies distribuídas, estão a resedá, quaresmeira, ipê amarelo do cerrado, manacá da serra, urucum, flamboyant mirim, murta, araçá, acerola, pitanga, babosa branca e murta.
“A ação de doação de mudas com instruções através da Educação Ambiental, tem a intenção de conscientizar a população a realizar o plantio de forma correta tanto em suas residências como em áreas verdes alertando sobre a necessidade da solicitação de autorização através da nossa Secretaria para esses casos. Influenciar a população para um plantio de forma correta transforma os munícipes em agentes conscientes na arborização da nossa cidade, tornando Ribeirão Preto uma cidade cada vez mais verde e arborizada com a contribuição da população”, afirmou Rafaela Gomes, Chefe da Divisão de Educação Ambiental.
Os interessados em realizar plantios voluntários devem acessar o link e seguir as orientações apresentadas na cartilha de Plantio Voluntário. Após verificar as orientações, basta fazer a solicitação online (item 13).
Dia Mundial do Meio Ambiente – é comemorado em 5 de junho. A data foi definida na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, no ano de 1972. O encontro reuniu representantes de governos e instituições não governamentais. Nele, foram discutidos temas fundamentais ao meio ambiente e debatidos planos para a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais.
Apoio
• Secretarias: Secretaria da Cultura e Turismo; da Educação; Água e Esgoto de RP (SAERP); Infraestrutura; Guarda Civil Metropolitana e Coordenadoria de Comunicação Social.
• Parceiros: Instituto ESTRE, Coletivo Lixo Zero Ribeirão Preto, Ybyrarama abelhas indígenas, Regional Ginga Ligeira, Bio na Rua (USP), Ciclistas Outbike, Pacaembu Construtora, Clube de Desbravadores Ebenézer, Ciclo Peças, Sertran, Empório do Gordo, Grupo Escoteiro Aimorés, CIMARP (Ciclo Integrado de Meio Ambiente de Ribeirão Preto), MUSAG (Museu Aquífero Guarani), SENAC, Bee or not to be e AEAARP.
• Universidades: USP e Centro Universitário Barão de Mauá.