Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto apoia a campanha e intensifica as ações nas unidades escolares
Foto: Divulgação
A Semana Mundial da Amamentação, que ocorreu desde o dia 1º de agosto e termina nesta segunda-feira, dia 7, é um evento global que busca conscientizar sobre a importância da amamentação e promover práticas saudáveis para mães e bebês em todo o mundo. Com o tema “Nutrindo Vidas: Leite Materno, Alimento Vital”, a semana destaca o papel fundamental que o leite materno desempenha na nutrição e no desenvolvimento infantil, enquanto também enfatiza os sentimentos emocionais profundos criados por meio dessa prática natural.
A amamentação é uma das formas mais naturais e tolerantes de fornecer alimento para recém-nascidos e bebês, fornecendo uma gama de nutrientes essenciais para o crescimento saudável e o desenvolvimento cognitivo. Além dos benefícios nutricionais, o ato de amamentar cria um vínculo especial entre mãe e filho, proporcionando conforto, segurança e amor durante os primeiros meses de vida.
Durante a Semana Mundial da Amamentação, uma série de eventos educacionais e de conscientização foram realizados, com o objetivo de informar as famílias, profissionais de saúde e comunidade em geral sobre os benefícios da amamentação e as melhores práticas para garantir o sucesso desse processo. Nos Centros de Educação Infantil (Creches), em parceria com a Secretaria da Saúde e o Departamento de Alimentação Escolar, Logística e Materiais, aconteceram palestras, workshops, painéis de discussão e atividades interativas, proporcionando um espaço para compartilhar informações valiosas e esclarecer dúvidas.
“O leite materno é mais do que apenas nutrição; é um elo vital entre mãe e filho, confiante para a saúde física, emocional e cognitiva da criança”, disse Paula Fernanda Arroyo, Chefe Substituta da Divisão de Nutrição Escolar. “A Semana Mundial da Amamentação é uma oportunidade para destacar a importância desse ato natural e incentivar o apoio às mães em sua jornada de amamentação”, completou.
Agosto Dourado – O mês de agosto é um mês dedicado à promoção do aleitamento materno. É conhecido como agosto dourado por simbolizar o incentivo ao aleitamento materno – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano. O melhor alimento para o bebê é o leite materno. E a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) vai além: a amamentação deve ser o alimento exclusivo do neném até seus seis meses de vida.