Semas Apresenta Vigilância Socioassistencial Para O Governo Do Estado

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Semas Apresenta Vigilância Socioassistencial Para O Governo Do Estado

Implantada em 2021, a Vigilância de Ribeirão Preto tem se tornado referência para cidades vizinhas e agora para o Estado de São Paulo

Fotos: Divulgação

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social apresentou para integrantes da Secretaria de Desenvolvimento do Estados de São Paulo, a forma como foi implantada e vem sendo gerida a Vigilância Socioassistencial de Ribeirão Preto.

Prevista na Lei Orgânica da Assistência Social, art. 6º, a Vigilância Socioassistencial dedica-se a identificar e prevenir situações de vulnerabilidade e risco, caracterizando-se como uma importante ferramenta de gestão estratégica, estimulando a prática do registro, planejamento, monitoramento e avaliação da política social.

Em reunião na sede da Secretária de Desenvolvimento do Estado, a secretária Renata Corrêa e as Diretoras, Crisângela Araújo e Laura Aguiar, dos departamentos de Proteção Social Básica e Especial, respectivamente, tiveram a oportunidade de apresentar e explicar todo o processo de implantação da Vigilância Socioassistencial e a maneira como está sendo executada a gestão.

“É fundamental o investimento tecnológico, de recursos humanos e de organização da equipe técnica para pensarmos a política de Assistência Social dentro dessa lógica das proteções sociais, da vigilância a defesa de direitos. Acredito que o programa se tornará referência e enquanto Governo Estadual e também de outros estados que procuram por nós”, concluiu Priscila de Souza, assessora técnica da Coordenação de Ação Social Estadual.

Para Renata Corrêa, Secretária de Assistência Social, a visita atende uma solicitação da secretária estadual, Célia Parnes. “Viemos para explicar detalhadamente os passos para a implantação e gestão da nossa vigilância Socioassistencial. Hoje, essa realidade nos mostra que estamos no caminho certo pela referência que Ribeirão Preto tem se tornado para outras cidades, inclusive de outros estados”, explica.

Para discutir mais sobre o assunto e acompanhar o cotidiano da vigilância, a Semas receberá em fevereiro, uma equipe da secretaria estadual para dar continuidade sobre as tratativas para que o sistema usado em Ribeirão seja implantado já em outros municípios.