A Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Qualificação Social e Profissional, certificou 405 pessoas na noite desta segunda-feira, 4 de abril, pela conclusão de um dos 27 cursos oferecidos no primeiro bimestre deste ano.
Os cursos oferecidos foram: macramê, artesanato geral, flores em tecido, corte e costura, crochê, patch aplic, estética corporal, estética facial, depilação, manicure/pedicure, design de sobrancelhas, auto maquiagem, corte e escova, barbearia, culinária criativa, panificação, conserva, docinhos e salgadinhos, bolos e tortas, bordado em tecido, bordado livre, informática básica, Excel, word básico, jardinagem e paisagismo, cuidador de idosos e recepção e reservas em hotelaria.
A secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, esteve presente falando do novo tempo econômico e das oportunidaded que a pandemia deixou. “O momento é favorável ao micro empreendedor, vocês estão vivendo este tempo onde o empreendedor é visto de forma diferente e a prefeitura de Ribeirão Preto não tem reservado esforços para investir na empregabilidade. É hora de investir em qualificação e de sermos lançados ao empreendedorismo e digo porque acredito nisso. Desejo toda sorte desse mundo para vocês crescerem cada vez mais, colherem os frutos e quem sabe ensinar a muitos daqui para frente”.
Vanessa Neves, 42 anos, fez o curso de cuidadora de idosos e, como já trabalhou na área, acha que com o curso muita coisa vai mudar. “Adquirir conhecimento, saber lidar mais com os idosos, o curso foi maravilhoso, mudou completamente minha vida, agora tenho novos planos e objetivos”.
Maria Cristiane do Nascimento fala que experiência é importante, que cuida dos pais idosos, mas nunca trabalhou na área. “Sempre tive vontade de fazer o curso, fazia a inscrição e nunca dava certo, agora graças a Deus deu tudo certo e já vou fazer o próximo curso”.
Um exemplo de sucesso de ex-alunos dos cursos do Centro de Qualificação é Anifrance Alves Medeiros, que começou a conquistar sua independência financeira aos 30 anos quando iniciou o curso de estética facial, há quatro anos, e hoje já tem sua própria clínica. “Eu não estava satisfeita e resolvi fazer o curso por curiosidade e me apaixonei, fiz todos os módulos e resolvi abrir o meu negócio na minha própria casa, e vi que poderia crescer muito. Comecei a estudar e me dedicar mais, hoje já montei minha clínica e já ministrei dois cursos também”.
Anifrance ainda deixa um recado. “Eu incentivo quem quer começar qualquer coisa, tem que correr atrás dos sonhos e trabalhar para gente mesmo não tem preço, hoje eu trabalho com amor”.
O Centro de Qualificação abriu novas inscrições recentemente. As aulas da próxima turma começam dia 18 de abril.