Semas Lança Projeto Qualificação Em Comemoração Ao Mês Das Mulheres

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Semas Lança Projeto Qualificação Em Comemoração Ao Mês Das Mulheres

A Secretaria de Assistência Social certificou as primeiras 17 mulheres do projeto QualificaAÇÃO, que leva cursos profissionalizantes, através do SEMAS Móvel, às comunidades atendidas pelo NutriAção.

A iniciativa propõe incentivar a capacitação e fomentar a geração de renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. O primeiro curso oferecido foi de Design de Sobrancelhas, em parceria com a Organização Cidadania Ativa (OCA), na comunidade das Mangueiras, zona norte de Ribeirão.

Adomice Pereira, 26 anos, fala da oportunidade que teve para ajudar nas contas da casa. “Foi muito gratificante, temos que aprender ao máximo, pois estou grávida e será uma oportunidade para trabalhar. Espero que no futuro, essa oportunidade me traga uma renda a mais para minha família”, disse.

A assistente social da SEMAS, Ana Cecília Rossato Issas, foi quem fez os primeiros contatos para estabelecer as parcerias e conversar com as comunidades. “O projeto foi pensado de forma intersetorial, tendo como público alvo as comunidades atendidas pelo NutriAção. O objetivo é levar capacitação à população mais vulnerável, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo, como forma de recuperação socioeconômica”, explicou.

“Ser parceira da Semas em um programa de tanta relevância para nossa comunidade é motivo de muito orgulho. Essa oportunidade de qualificação profissional abrirá muitas possibilidades para os participantes”, comentou Marcela Moraes, assistente social da OCA.

Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, participou da cerimônia de certificação. “É um momento único poder contribuir com a profissionalização dessas mulheres, poder dar vez, voz e oportunidade para quem está em vulnerabilidade social. É preciso mais do que acreditar, é necessário investir em pessoas e provocar seu potencial”, afirmou.

O SEMAS Móvel iniciará novas turmas na comunidade Palmiro Bim, no começo de abril.