A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) desenvolveu um trabalho de grande importância para Ribeirão Preto neste ano. A pasta realizou o acolhimento de 2.389 pessoas e o atendimento técnico de outras 1.748. “Ribeirão é uma cidade acolhedora e as ações da Assistência Social não deixaram a desejar em 2022”, ressalta o Prefeito, Duarte Nogueira.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Glaucia Berenice, a Semas dispõe de rede completa de atendimento à população em situação de rua, desde SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social, Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, e rede de acolhimento que corresponde a quatro Casas de Passagem, duas de Acolhimento de Longa Permanência e Acolhimento em República. “A secretaria está preparada para os desafios sociais de 2023. Contamos com uma equipe qualificada de servidores e iremos ampliar o número de equipamentos sociais e reforçar nossa estrutura de atendimento”, afirma.

Foto: Guilherme Sircili

A Semas, a partir da demanda da população atendida, intersecciona com as demais políticas públicas existentes, havendo articulação direta com a saúde e a saúde mental, principalmente no que se refere à dependência de álcool e/ou outras drogas. Nesta temática, a pasta executa o Programa Recomeço, do Governo do Estado de São Paulo, que tem por objetivo o acolhimento voluntário em Comunidade Terapêutica enquanto modalidade de tratamento.

A Secretaria também é responsável pela inauguração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos em Bonfim Paulista e diversas ações voltadas para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. “Tudo para atender, acolher, auxiliar. A demanda é crescente, assim como nosso trabalho e dedicação”, ressalta a secretaria.

Outro destaque da pasta é a entrega da segunda unidade do restaurante popular Bom Prato, instalado próximo ao Hospital das Clínicas, na avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, nº 500. O restaurante terá capacidade para servir 1.400 refeições e 300 cafés da manhã diariamente, atendendo uma demanda reprimida que inclui principalmente pacientes do Hospital das Clínicas, seus acompanhantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social da região.

Foto: Guilherme Sircili

A Semas ainda orienta a população que, ao identificar pessoas em situação de rua, solicite atendimento pelo Fale Assistência Social – FAZ, nos telefones 161 (ligação local com custo) / 0800 77 30 161 (ligação gratuita) / 3610 0687 (WhatsApp), ou pelo site: hEnviarttp://fasdenuncia.ribeirao.br/. A própria pessoa em situação de rua pode se dirigir à equipe do SEAS e/ou ao Centro POP para atendimento e direcionamento a partir da demanda apresentada.