Sertãozinho inicia envio dos carnês do IPTU 2026 a partir de 2 de fevereiro

A administração estima o lançamento de 73.100 carnês neste exercício

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
Sertãozinho inicia envio dos carnês do IPTU 2026 a partir de 2 de fevereiro

A Prefeitura de Sertãozinho informou que os carnês do IPTU 2026 serão enviados pelos Correios a partir de segunda-feira, 2 de fevereiro. A administração estima o lançamento de 73.100 carnês neste exercício. Quem não receber o documento em casa ou preferir antecipar o pagamento poderá emitir a segunda via pelo site da prefeitura, em Serviços ao Contribuinte > Acesso Contribuinte > 2ª Via Carnê Geral.

A primeira parcela vencerá em 10 de março. O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única terá 5% de desconto. Além disso, será concedido um desconto adicional de 3% para moradores adimplentes até 31 de dezembro de 2025 e sem parcelamentos em aberto. O IPTU também pode ser parcelado em até três vezes com desconto de 2% ou em até dez vezes sem desconto; os vencimentos ocorrem todo dia 10 de cada mês. O prazo final para quitação é 29 de dezembro; após essa data os débitos seguem para inscrição em Dívida Ativa, com os acréscimos previstos em lei.

A secretária municipal de Fazenda, Marli Bozzo, ressaltou a importância de pagar dentro do prazo para evitar medidas legais e para garantir recursos destinados a políticas públicas. O reajuste do IPTU foi aplicado conforme a variação do INPC acumulado em 12 meses, resultando em aumento de 4,18%.

Isenção: têm direito à isenção — pagando apenas a taxa de coleta de lixo — contribuintes que possuam um único imóvel com área construída inferior a 140 m², residam no local com a família e cuja renda total seja inferior a dois salários mínimos. Os pedidos devem ser protocolados anualmente no Poupatempo até 10 de abril de 2026.

Inadimplência: a Secretaria da Fazenda informou que o IPTU 2025 já foi inscrito em Dívida Ativa. Ao todo, 14.442 contribuintes não quitaram o imposto do ano passado, índice de inadimplência de 21%. Consultas e regularizações de débitos inscritos podem ser feitas pelo sistema disponível no site da Prefeitura.