A Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, realizou ontem (07) o primeiro implante subcutâneo liberador de etonogestrel, método contraceptivo com duração média de três anos. O procedimento foi feito no Centro de Referência de Infectologia “Dr. João Batista Ortolan” e teve orientação do médico ginecologista, atendendo a lista de prioridades do município.
De acordo com a assistente social de Sertãozinho, Gisele Milani, Sertãozinho pode se tornar referência na região. “É um ganho para o SUS do município e principalmente para as mulheres que serão atendidas. O método tem custo de cerca de R$ 2 mil e várias cidades já fizeram contato para saberem como implementar”, explicou.
A paciente interessada deve buscar o atendimento com o ginecologista em uma das unidades básicas de saúde, onde passará por avaliação médica para a inserção do implante. A lista de espera para a implantação do método visa priorizar grupo de mulheres que vivenciam grupo de situação de vulnerabilidade social e de saúde. A paciente precisará passar também pelo atendimento com a Assistência Social da UBS de referência do bairro ou Centro de Infectologia, onde será feito o parecer social para a Secretaria Municipal de Saúde. Posteriormente, o Chefe de Seção de Serviço Social encaminha a documentação para ao Departamento de Farmácia, onde é feita a requisição do item.
Informações: Christian Sedassari (Departamento de Comunicação PMS)