Serviços De Convivência E Fortalecimento De Vínculos Promovem Comemoração De Natal

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 2 minutos de leitura
Serviços De Convivência E Fortalecimento De Vínculos Promovem Comemoração De Natal

Pela primeira vez, desde o início da pandemia, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social, comemoraram uma festividade de forma presencial. Os equipamentos retornaram presencialmente em outubro e, neste mês, com a chegada do Natal puderam se preparar para realizar as festas com a participação das crianças no local.

Ângela Maria Ferraz é encarregada do SCFV Branca Salles. Depois de 25 anos servindo no mesmo território, ela se aposenta no final de dezembro e conta como foi a mistura de sentimentos. “Para fazer a festinha, contamos com a ajuda de toda a equipe, dos parceiros, dos educandos, que confeccionaram as lembrancinhas para enfeitar o núcleo e a casa deles. Foi um momento de felicidade, porém a mistura de sentimentos. Doía por conta da saudade que terei deste trabalho que é tão gratificante, com tantos resultados positivos na formação de cidadãos e no atendimento que faço à comunidade como servidora pública. Essas lembranças levarei por toda minha vida, sou muito feliz pelo trabalho que desenvolvi aqui”, conclui.

“A confraternização de Natal este ano foi emocionante! Poder realizar um evento presencial para nossas crianças e adolescentes foi motivo de muitas alegrias para toda a equipe do serviço de convivência. Tudo foi planejado com muito carinho, pois a festividade do Natal sempre contagiou a todos. Foi um sentimento de recomeço, de que dias melhores virão. As crianças e os adolescentes amaram”, conta Marisa Felippin Marchetti, encarregada do SCFV Marincek.

Daniel Siqueira, coordenador Geral dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ressalta como os profissionais se reinventaram durante a pandemia. “Nossa equipe encontrou alternativas criativas para amenizar a distância com as crianças e as famílias durante o isolamento social. Retomar as festividades de forma presencial, respeitando os protocolos estabelecidos pela saúde, foi um momento marcante para todos”.

A secretária de Assistência Social esteve no núcleo Branca Salles para participar das festividades. “Sem dúvida foi um momento único. Tínhamos acompanhado algumas festividades por take-out enquanto o SCFV ainda não tinha retomado as atividades presenciais, mas ver o sorriso de cada criança e adolescente comemorando presencialmente foi especial. Lá no Branca Salles eles ajudaram a confeccionar a decoração e também levaram para suas casas, essa é a mensagem que queremos, este é o vínculo que trabalhamos diariamente, através das nossas equipes, para que a Semas seja referência para estas famílias”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, ligado ao Departamento de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, no ano de 2022 passará a atender todo ciclo de vida, de zero a 60 anos ou mais, oferecendo atividades socioeducativas complementares à escola, em atividades diárias nas áreas de esporte, cultura, lazer e cidadania.

O trabalho é desenvolvido em 14 equipamentos, localizados em áreas periféricas, facilitando acesso e frequência às atividades de orientação social e em grupo. O papel fundamental do Serviço é fazer dos usuários, frequentadores dos espaços, verdadeiros cidadãos, conhecedores dos seus direitos e deveres, e fortalecer cada vez mais o vínculo familiar e com sua comunidade.