Modificação do sistema garante a otimização da distribuição de água e eficiência energética
Foto: Divulgação
No final do mês de março, a Saerp concluiu a setorização do abastecimento de parte da região Leste, na região do Recreio das Acácias, otimizando todo o funcionamento do sistema local.
“A setorização do abastecimento é uma importante medida para reduzir as perdas de água, melhorando sua eficiência. A distribuição passa a ser por gravidade, diminuindo a pressão na rede de distribuição e os vazamentos aparentes. Além de uma melhor gestão das pressões nos sistemas, também temos uma gestão mais eficaz do abastecimento, tanto na produção quanto na distribuição”, explica o diretor técnico da Saerp, Lineu de Andrade.
Agora, o poço Aroeira, responsável pela captação de água desse setor, envia a água para os reservatórios metálicos implantados recentemente, um apoiado, com capacidade para 1.500m³, e outro elevado, com 500m³, que abastecidos, distribuem o recurso para os imóveis, por gravidade.
“Antes, um poço de uma região específica auxiliava no abastecimento de um bairro distante através das interligações das redes. Atualmente, estamos mudando essa concepção, buscando maior eficiência da gestão do abastecimento, implantando setores com poços e reservatórios, otimizando da distribuição de água e economizando recursos”, afirma o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
O setor do poço Aroeira abastece diretamente os condomínios Aroeira, Bella Citá, Caimbé, Figueira Branca, Pitangueiras, Laranjeiras, San Remo, Vila Romana e outros próximos da região Leste, podendo o excedente de água ser enviado para outro setor.
“O poço Aroeira retira quase 240 m³/h de água e com a automação implantada, será possível analisar durante o dia, identificando os períodos de maior e menor produção, trabalhando de acordo com o consumo pelos níveis do reservatório. Essa gestão eficiente é positiva para a Secretaria, tanto na promoção da preservação dos equipamentos eletromecânicos, melhora da gestão e também gerando economias pela eficiência energética, quanto para a população, que terá o abastecimento ininterrupto”, explica o chefe do setor de Controle de Perdas, Bruno Miquéias.
A setorização do abastecimento já está implantada em algumas regiões da cidade, como em Bonfim Paulista e nos bairros parque São Sebastião, São José, Macaúba e Cristo Redentor.
Para a implantação desse projeto, a Saerp vem investindo quase R$ 150 milhões, através do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, com a perfuração de novos poços, construção de 12 novos reservatórios e implantação de novas adutoras.