Evento promovido no Instituto Íris de Luz reuniu crianças, adolescentes e comunidade para conscientizar sobre a importância da erradicação do trabalho infantil na cidade
Fotos: Divulgação
Na última quinta-feira, 13 de junho, a Rua Appa, número 500, foi palco de um evento especial que uniu a comunidade em torno de um tema crucial: o combate ao trabalho infantil. O Show de Talentos, iniciativa do CRAS3 em parceria com diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) da cidade e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), trouxe uma tarde de apresentações culturais e artísticas protagonizadas por crianças e adolescentes.
Com o lema "Criança não trabalha, criança dá trabalho!", o evento teve como objetivo central fomentar o debate e a conscientização sobre a importância de identificar e combater situações de trabalho infantil. A união de esforços entre CRAS3, CREAS 2 e as principais OSCs da cidade, como o Instituto Íris de Luz, o Instituto Protagonismo, o Projeto Sementes do Rio Pardo e a Casa das Mangueiras, reforçou a necessidade de ações integradas para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes. A proposta de reunir as organizações e instituições foi de criar um espaço onde a mensagem sobre o combate ao trabalho infantil fosse transmitida de forma clara e impactante. As apresentações realizadas pelas próprias crianças e adolescentes tinham o intuito de gerar identificação e empatia, mostrando que a luta contra essa prática deve ser protagonizada por aqueles que estão diretamente envolvidos.
Renata Fabio, coordenadora do CRAS 3 fala sobre a ideia “A iniciativa de unir todas as OSCs, CRAS3 e CREAS 2 e Semas teve como objetivo fomentar o tema, orientar as crianças e adolescentes para que consigam identificar situações de trabalho infantil.
As apresentações foram para que o combate ao trabalho infantil fosse protagonizado por crianças e adolescentes com a finalidade de gerar identificação entre eles”.
Durante o evento, diversas atividades culturais e artísticas foram apresentadas, demonstrando os talentos dos jovens e enfatizando a importância de uma infância livre e protegida. Além das apresentações, foram realizadas rodas de conversa e oficinas de orientação, abordando os direitos das crianças e adolescentes e como reconhecer e denunciar situações de trabalho infantil. A iniciativa teve uma recepção calorosa por parte da comunidade local, com uma expressiva participação das famílias e das próprias crianças e adolescentes. A Secretária de Assistência Social destacou a relevância do evento: "O Show de Talentos não só oferece um espaço para que nossos jovens mostrem seus talentos, mas também é uma ferramenta poderosa de conscientização. Queremos que cada criança e adolescente saiba que seus direitos devem ser respeitados e que toda forma de trabalho infantil é inaceitável."
“Show de talentos foi a proposta que as instituições sociais escolheram para unir cultura e promover reflexões sobre a importância das crianças terem respeitados os seus direitos segundo o ECA. Recebemos aproximadamente 100 crianças e adolescentes dos SCFV com apresentação de grafite, cordel, coral e percussão. Esperamos que esse espaço para tratar assuntos tão importantes como o direito de brincar, estudar, sonhar seja pauta permanente nos próximos show de talentos”, falou Aline Terciotti, diretora executiva do Instituto Íris de Luz.
"A realização do Show de Talentos é uma iniciativa fundamental para reforçar a conscientização sobre a importância de combatermos o trabalho infantil. Queremos que cada criança e adolescente saiba que seus direitos são inalienáveis e que toda forma de exploração é inaceitável. Este evento não só celebra os talentos dos nossos jovens, mas também é uma plataforma poderosa para educar e mobilizar a comunidade em prol de uma infância livre e segura." - Helane Serpa, Secretária de Assistência Social.
A Prefeitura de Ribeirão Preto reafirma seu compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, destacando que eventos como o Show de Talentos são apenas uma parte de um esforço contínuo para eliminar o trabalho infantil na cidade. A parceria entre as diversas instituições e a comunidade é fundamental para criar um ambiente onde todas as crianças possam crescer e se desenvolver plenamente, livres de qualquer forma de exploração. Para mais informações sobre como participar das ações de combate ao trabalho infantil ou como denunciar situações de risco, a população pode entrar em contato com o CRAS 3 e o CREAS 2, que oferecem suporte e orientação a todas as famílias.