Foram atendidos idosos, pessoas com necessidades especiais e casos complexos

Foto: Guilherme Sircili

O Projeto Sorri Ribeirão, criado para atender a demanda de pacientes que aguardam próteses dentárias na rede pública de Ribeirão Preto, iniciou no sábado (9), o tratamento de 198 pacientes prioritários. Foram atendidos também 107 pacientes que já estão com o tratamento em andamento para receber a prótese dentária definitiva.

Os pacientes prioritários englobam idosos maiores de 75 anos, pessoas com necessidades especiais, casos complexos, entre outros, conforme protocolo do Complexo Regulador da Secretaria Municipal da Saúde.

“O tratamento para receber a prótese dentária é complexo e se desenvolve em vários estágios, desde a triagem dos pacientes, avaliação, diagnóstico da necessidade, encaminhamento à unidade de saúde e finalmente são agendados pela secretaria e atendidos aos sábados NGA”, explica o chefe da Divisão de Odontologia, Artur Rocha Martini.

Em um ano, o Projeto Sorri Ribeirão já triou 2010 pacientes, 1636 foram encaminhados e 811 pacientes já receberam a prótese dentária ou estão cumprindo etapas do tratamento que antecede o recebimento da prótese dentária.

Foram encaminhados para a atenção básica nas unidades de saúde, 835 pacientes para  tratamento odontológico, que retornarão para o recebimento definitivo da prótese dentária.