O Governo Municipal de Sertãozinho realizará na próxima quinta-feira, 27 de novembro, o sorteio da primeira etapa da Gincana Verde 2025. O evento está marcado para as 9h no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e reunirá três representantes de cada uma das 46 escolas da rede municipal participantes. Serão sorteados um smartwatch e um passeio ao Zoo Sonho de Criança, ligado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) de Pitangueiras.
A iniciativa, organizada pelas Secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Agricultura, mobilizou mais de 18 mil alunos e suas famílias entre agosto e novembro para separar e entregar corretamente resíduos recicláveis e orgânicos nos ecopontos do município. Segundo balanço da administração, a ação já refletiu em números expressivos: redução estimada de aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de resíduos orgânicos e uma economia total superior a R$ 1,5 milhão, incluindo cerca de R$ 500 mil em custos de destinação a aterros.
A secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Gomes, afirmou que a gincana seguirá em caráter contínuo. Após o sorteio de novembro será entregue uma nova urna a cada escola para dar sequência à campanha, com próximo sorteio previsto para junho de 2026.
Ainda é possível participar: os alunos devem retirar nas escolas ou nos ecopontos os sacos azuis (recicláveis) e marrons (orgânicos). Cada saco cheio e entregue corretamente nos ecopontos vale um cupom para o sorteio. Os cupons são depositados nas urnas das próprias escolas e, ao final da etapa, serão reunidos para a extração dos prêmios.
Além da premiação, a Gincana Verde tem como objetivo fortalecer a educação ambiental e a parceria entre escola, alunos e famílias, estimulando práticas de separação e destinação de lixo que contribuam para uma cidade mais limpa e sustentável.