SP-326 terá mais dois pórticos de pedágio free flow até o fim de 2025, anuncia Ecovias

A concessionária informou ainda que 84% dos usuários optam pelo TAG eletrônico, enquanto 16% utilizam formas alternativas de pagamento, como cartão e PIX

  • Go to the profile of  Nando Medeiros
Nando Medeiros
· 1 minuto de leitura
SP-326 terá mais dois pórticos de pedágio free flow até o fim de 2025, anuncia Ecovias

A concessionária Ecovias Noroeste Paulista comunicou que a rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326) receberá mais dois pórticos de cobrança automática ainda neste ano. As estruturas serão instaladas no km 307, em Dobrada, com previsão de início das operações em novembro de 2025, e no km 357, em Taiúva, com funcionamento estimado para dezembro de 2025.

Os novos pontos se somam aos primeiros pórticos free flow implantados há um ano nas rodovias Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e Carlos Tonanni (SP-333), em Jaboticabal. Segundo a Ecovias, mais de 4,3 milhões de veículos já passaram pelas instalações no período e a taxa de adimplência alcança 97%, ou seja, essa proporção dos motoristas realizou o pagamento após a passagem.

A concessionária informou ainda que 84% dos usuários optam pelo TAG eletrônico, enquanto 16% utilizam formas alternativas de pagamento, como cartão e PIX. A implantação do sistema sem praças físicas também teria refletido em ganhos ambientais: redução de 62% nas emissões de CO₂ em comparação ao modelo tradicional, equivalente a quase 1.000 toneladas de poluentes deixadas de ser emitidas.

A Ecovias não detalhou custos de instalação ou eventuais mudanças nas tarifas. Motoristas que circulam pela região devem ficar atentos às datas de ativação para ajustar seus meios de pagamento e evitar autuações por passagem sem quitação.