Espetáculo infantojuvenil, com audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais, (Libras), acontece neste sábado, dia 17, às 16h pelo YouTube do Grupo Teatro de Sobras
O corpo é de garrafa pet. Cabelos confeccionados de restos de espuma encontrados num brinquedo descartado. Orelhas feitas de tampinhas de refrigerante. A cabeça, o tronco, os braços, as mãos, pernas e pés recheados com papel velho. O que se descarta pela cidade pode ser reaproveitado, ressurgindo em outros significados?
O Grupo Teatro de Sobras de Ribeirão Preto, criado em 2019, e que atua na exploração de materiais recicláveis e sobras descartáveis para a confecção e elaboração de seus espetáculos, aposta que SIM ao criar pelas mãos de seus atores o espetáculo infantojuvenil Mundo Sonha Mundo e, especialmente, a protagonista Pétala, uma cientista poderosa constituída de sobras de materiais descartados e transformados em arte, à luz do teatro de animação.
Mundo Sonha Mundo tem como tema e linguagem a reutilização criativa de materiais recicláveis: “Mais de oitenta por cento dos elementos utilizados em cena, como a boneca Pétala, cenários e adereços foram coletados de sucatas. E aos poucos essa construção material, artística e manual foi ganhando forma, cores, brilho, um novo mundo surgindo e se ressignificando”, como pontua Ju Marques, uma das atrizes criadoras do espetáculo.
Quem é Pétala? A personagem central, Pétala, vive no século XXI, é uma jovem cientista conhecedora das máquinas e filha da tecnologia de sua era. Concentrada em seu laboratório, passa horas na construção de uma máquina do tempo e, assim que realiza seu primeiro teste, é transportada para o futuro.
Ao chegar lá, descobre que o mundo como o conhecemos hoje está em ruínas e dominado por montanhas de lixo. Preocupada e curiosa, parte para descobrir mais sobre esse “novo” planeta. É a partir daí que começa a trajetória da personagem, ao encontro de grandes desafios, numa terra hostil povoada por coisas extraordinárias e misteriosas. Mas afinal, o que Pétala encontrará por lá? Fica o convite para conhecer mais dessa história.
Para a construção cênica, o grupo (Daniele Viola, Ju Marques, Cazula Mariana e Renan Eichel) contou com a assessoria criativa dos integrantes do coletivo de teatro de bonecos “Pigmalião Escultura que Mexe” de Belo Horizonte, Híbrida – Floresthá Produções na composição da trilha sonora original, figurino de Zezé Cherubini e a iluminação de Daniele Viola.
Programação gratuita e inclusiva- Mundo Sonho Mundo promoverá uma apresentação online diferenciada neste dia 17 de dezembro, sábado, às 16 horas, pelo canal do YouTube do Teatro de Sobras, com audiodescrição, que é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir e entender melhor filmes e peças de teatro, por exemplo.
Também inclui a Língua Brasileira de Sinais, conhecida amplamente por Libras, que é utulizada para atender surdos. O espetáculo já passou por oito escolas, promoveu oficinas de construção e manipuação de bonecos e fez duas apresentações online.
Projeto realizado por meio do ProAC Expresso Editais 07/2021- Produção de Espetáculo Inédito para o público infantojuvenil, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Serviço
Espetáculo Mundo sonha Mundo online-Teatro de Sobras de Ribeirão Preto
Dia: 17, sábado, às 16 horas
Onde?: YouTube/teatrodesobras.
Informações: www.instagram.com/teatrodesobras
Ficha Técnica
Criação Cênica: Teatro de Sobras – Ribeirão Preto/SP
Assessoria Cênica: Coletivo Pigmalião Escultura que Mexe – Belo Horizonte/MG
Cenografia e Bonecos: Teatro de Sobras
Atrizes-Animadoras: Daniele Viola, Ju Marques, Cazula Mariana e Renan Eichel
Trilha sonora original e produção musical: Híbrida – Floresthá Produções
Concepção Iluminação: Daniele Viola
Figurino Pétala: Zezé Cherubini
Design gráfico: Rodrigo Lima
Coordenação de Produção: Nathália Fernandes
Assistência de Produção: Ju Marques
Produção: Oriri Agência Cultural
Assessoria de imprensa: Márcia Rosseto
Registro Fotográfico: Aloander Oliveira
Audiovisual: Nave Mãe
Apoio: Vivacidade – Cerâmica São Luiz Legenda: Grupo de Teatro de Sobras: Pétala, construída de sobras e materiais descartados, reflete sobre a situação do lixo no planeta