Equipamento público cultural passará por melhorias na área externa, banheiros e palco garantindo mais conforto e segurança ao público PcD
Foto: Guilherme Sircili
Nesta quarta-feira, 27 de março, é celebrado o Dia Mundial do Teatro. Um local responsável por transmitir arte com abordagens necessárias para o desenvolvimento social e, principalmente, por sua relevância cultural.
Para comemorar essa data especial, a Secretaria da Cultura e Turismo prepara novidades para valorizar um dos equipamentos culturais mais frequentados e populares de Ribeirão Preto, o Teatro Municipal, que está localizado no Parque Municipal Morro do São Bento.
Inaugurado em 1969, o teatro é palco de diversos espetáculos de arte, dança, música e eventos culturais. O espaço já passou por reformas nos anos de 1987 e 2000 e mais recentemente, em 2017, com 8 camarins renovados e novos equipamentos de som instalados.
Foto: Divulgação
Em 2024, o Teatro Municipal passará por um novo período de reformas para a adequação aos normativos de acessibilidade. Segundo o secretário da Cultura e Turismo de Ribeirão Preto, Pedro Leão, o projeto garantirá mais comodidade, dignidade e segurança para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. “Estamos aguardando a empresa vencedora da licitação fazer o cronograma para dar início a execução da obra. Esse projeto reforça o conjunto de iniciativas que democratizam o acesso dos PcDs a um dos mais visitados pontos turísticos e culturais da cidade”.
O projeto de adequação de acessibilidade está sendo realizado em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, juntamente com os demais órgãos fiscalizadores. Toda a reforma será viabilizada por uma empresa vencedora da licitação e o prazo de execução é de 3 meses.
Na área externa, a rampa de acesso receberá inclinação da superfície do piso, instalação de pisos táteis, locais de embarque e desembarque para veículos, nova rampa com cobertura de acesso ao palco e muro de divisa para acesso de PCD, rebaixamento da bilheteria para atender cadeirantes e piso tátil de alerta perceptível por pessoas com deficiência visual.
Foto: Divulgação
Já o saguão terá sanitários PCD para os públicos feminino e masculino. Na plateia, algumas poltronas serão retiradas para aumentar a quantidade de locais exclusivos para pessoas com necessidades especiais. Todos os camarins serão readequados, inclusive, nos banheiros e portas. Além disso, novos equipamentos de ar condicionado foram instalados no saguão, bilheteria, escritório e camarins.
Em breve, uma nova licitação será reaberta para a reocupação da cantina no saguão do teatro. Para isso, um estudo será realizado para o levantamento das necessidades e atendimento.